Canadá planeja enviar rover para explorar a Lua até 2026

1 min de leitura
Imagem de: Canadá planeja enviar rover para explorar a Lua até 2026
Imagem: Unsplash

O Canadá pode se tornar o quarto país a explorar a Lua, fazendo parte do seleto grupo composto por Estados Unidos, União Soviética e China. Em comunicado divulgado nessa quarta-feira (26), o governo canadense revelou planos de enviar um rover à superfície lunar em no máximo cinco anos.

Conforme a Agência Espacial Canadense (CSA), o primeiro passo para a missão foi dado com o investimento em tecnologia de exploração do satélite natural. O Ministério da Inovação, Ciência e Indústria do país disponibilizou uma quantia inicial de US$ 3 milhões para esta tarefa.

Em parceria com a NASA, a CSA busca duas empresas para desenvolver os projetos do rover e dos equipamentos científicos da expedição. A agência quer um veículo com capacidade para funcionar durante uma noite lunar, pelo menos, o equivalente a 14 dias terrestres, aproximadamente.

Até o momento, apenas três países conseguiram pousar na Lua.Até o momento, apenas três países conseguiram pousar na Lua.Fonte:  Unsplash 

Além do rover, a viagem incluirá outros dois equipamentos, no mínimo, um do próprio Canadá e outro dos EUA, que terão a missão de fazer medições e coletar dados da superfície da Lua. O local de exploração desejado pelos canadenses é uma região polar do astro, onde as dificuldades incluem o frio extremo e a escuridão.

Investindo na exploração espacial

O rover lunar não é o único projeto associado ao espaço em desenvolvimento no país. Querendo fazer parte da vanguarda da inovação espacial, o Canadá tem investido bastante neste setor, nos últimos anos. Um dos destaques é a construção de um braço robótico articulado.

Denominado Canadarm3, o equipamento fará parte da estação espacial da NASA que funcionará na órbita lunar, sucedendo o Canadarm2 da Estação Espacial Internacional. O país também integrará a missão Artemis II, marcando a volta dos astronautas à Lua.

Em meio aos investimentos, o setor espacial no Canadá tem gerado 21 mil empregos anualmente e US$ 2,5 bilhões para a economia do país, segundo o governo local.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.