Hubble: imagens do telescópio mostram a colisão de três galáxias; veja

1 min de leitura
Imagem de: Hubble: imagens do telescópio mostram a colisão de três galáxias; veja
Imagem: ESA Hubble

Após uma improvável série de pequenos reparos realizados pela NASA durante o ano passado a 600 quilômetros de distância, o observatório Hubble voltou a nos encantar com imagens impactantes do universo.

No dia 18 deste mês, as agências espaciais NASA e ESA, respectivamente dos EUA e Europa, divulgaram uma foto bela e intrigante de um objeto chamado de IC 2431 e localizado a 681 milhões de anos-luz da Terra, na constelação de Câncer.

Raras, mas parte integrante do processo de evolução galáctico, as fusões entre galáxias são fenômenos que ocorrem quando dois ou mais desses aglomerados gigantes de estrelas e planetas colidem em determinadas velocidades e direções convergentes. Pela massa de poeira e redemoinhos brilhantes de estrelas mostradas na imagem do Hubble, é possível que o IC 2431 seja uma fusão tripla, que poderá resultar em uma hipergaláxia.

Embora uma colisão desse tipo possa fazer com que os buracos negros nos centros de cada galáxia também se aproximem e fiquem presos em uma órbita trinária, a ESA não detectou nenhum sinal das ondas gravitacionais que esse tipo de fusão épica causaria.

Veja o vídeo:



Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.