Telescópio James Webb mostra potência com primeira foto de alta resolução

1 min de leitura
Imagem de: Telescópio James Webb mostra potência com primeira foto de alta resolução
Imagem: NASA/STScI

Em uma conferência de imprensa realizada na quarta-feira (16), no Goddard Space Flight Center da NASA em Maryland, nos EUA, a equipe de cientistas responsável pela missão do Telescópio Espacial James Webb (JWST) exibiu uma foto tirada pelo observatório, a primeira em alta resolução. Embora o alinhamento dos 18 espelhos hexagonais folheados a ouro do equipamento não esteja completo, a imagem mostrou-se cristalina.

Ao compartilhar com os presentes a foto da estrela brilhante chamada 2MASS J17554042+6551277, o astrônomo Marshall Perrin, do Space Telescope Science Institute (STScI), explicou que “esta é a imagem mais nítida que você pode obter de um telescópio desse tamanho”. Pode-se afirmar também que é a foto em infravermelho de maior resolução já tirada do espaço até hoje.

A qualidade da imagem também é uma prova de que a etapa de alinhamento dos 18 espelhos, conhecida como "fase fina" foi concluída com sucesso, caso contrário haveria vários "fantasmas" da estrela na foto. Para a astrofísica Jane Rigby, o desempenho do telescópio até agora tem sido dentro ou acima das expectativas, embora algumas etapas de alinhamento, em nível de nanômetros, ainda tenham que ser realizadas.

Onde está Webb agora?

Fonte: NASA/STScI/Divulgação.Fonte: NASA/STScI/Divulgação.Fonte:  NASA/STScI 

Operando em uma órbita de halo, o JWST está atualmente circulando em torno de um ponto no espaço definido como ponto de Lagrange L2. O lugar é uma posição no espaço onde campos gravitacionais de dois corpos em órbita ao redor de massas substanciais entre si acabam se combinando para dar equilíbrio a um terceiro corpo com massa insignificante. Assim, o L2 está a 1,492 milhão de quilômetros da Terra, na linha definida pela Terra e o Sol.

Um dos administradores da Missão Científica da NASA, Thomas Zurbuchen, relembrou que, "há mais de 20 anos, a equipe do Webb decidiu construir o telescópio mais poderoso que alguém já colocou no espaço e apresentou um design óptico audacioso para atender às exigentes metas científicas”. E hoje começou o delivery, brincou.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.