Telescópio James Webb: quem são os cientistas que vão usar o equipamento?

1 min de leitura
Imagem de: Telescópio James Webb: quem são os cientistas que vão usar o equipamento?
Imagem: NASA/Reprodução.

O telescópio espacial James Webb (também conhecido pela abreviação JWST), o mais potente já construído até hoje, foi lançado ao espaço com sucesso no final de 2021. O prodígio da ciência de US$ 10 bilhões (mais de R$ 51 bilhões) será capaz de enxergar galáxias distantes e fazer imagens do cosmos em alta resolução. Mas, afinal, quem terá direito a dar uma espiadinha no universo com a melhor tecnologia do mundo? Para o primeiro ciclo, 266 propostas de uso foram aprovadas.

Os cientistas acreditam que a sensibilidade do Webb e sua visão infravermelha devem fornecer dados que os ajudarão a desvendar inúmeros mistérios do cosmos. E quaisquer dados são cruciais nessa empreitada. Para ter direito a utilizar o telescópio JWST, os candidatos precisaram criar propostas como a que vamos detalhar a seguir.


"Como uma astrônoma observacional, eu meio que vivo ou morro pelo tempo de telescópio que recebo", explicou a Ph.D. Larissa Markwardt ao site Space. "É definitivamente difícil se estabelecer se você não estiver obtendo nenhum dado", disse a cientista.

Então Markwardt liderou uma das 1.173 propostas enviadas para usar o JWST. Ela e os colegas pretendiam usar o telescópio para estudar rochas que orbitam o Sol aproximadamente à mesma distância que Netuno, em busca de materiais primitivos do sistema solar — chamados asteroides cavalo de Troia.

A proposta da pós-doutora foi uma das 266 contempladas: durante seu primeiro ano de trabalho, o JWST passará pouco mais de 24 horas estudando nove diferentes cavalos de Troia de Netuno.

As escolhas para o uso do telescópio não levaram em conta títulos e utilizaram um sistema de revisão por pares chamado de anônimo duplo, ou duplo cego, que ocultou os nomes dos membros da equipe de revisores especialistas e vice-versa. Isso permitiu que pesquisadores como Markwardt também pudessem ter acesso à tecnologia de ponta — e não somente astrônomos renomados.

A lista completa de projetos aprovados para utilizar o telescópio James Webb, inclusive com os temas que serão estudados, pode ser conferida neste site.

E você, gostaria de dar uma espiadinha no espaço com o James Webb? O que iria procurar? Conte para a gente nos comentários!

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.