Telescópio James Webb tira primeira foto do espaço; veja

1 min de leitura
Imagem de: Telescópio James Webb tira primeira foto do espaço; veja
Imagem: NASA

A NASA revelou a primeira foto que o telescópio James Webb tirou do espaço. A imagem representa a captura da HD 84406, uma estrela parecida com o Sol localizada a cerca de 260 anos-luz de distância, presente na Ursa Maior — uma das maiores constelações conhecidas. A novidade é resultado de um processo do observatório espacial iniciado em 2 de fevereiro para calibrar seus espelhos e câmeras e, assim, fazer o mapeamento do universo.

A foto é parte de um mosaico gerado pela câmera infravermelha Near Infrared Camera (NIRCam), instrumento projetado para coletar luz de objetos celestes. A luz estelar foi identificada em cada um dos 18 espelhos do projeto, com o objetivo de fazer um alinhamento do aparelho para funcionar com plenas capacidades em futuras operações científicas. A expectativa é de que o telescópio forneça visões sem precedentes do universo a partir do meio do ano.

Mosaico da primeira imagem enviada pelo James Webb, telescópio que promete revolucionar a ciência espacialMosaico da primeira imagem enviada pelo James Webb, telescópio que promete revolucionar a ciência espacialFonte:  NASA 

“Toda a equipe do [James] Webb está em êxtase com o quão bem os primeiros passos de obtenção de imagens e alinhamento do telescópio estão ocorrendo. Ficamos muito felizes em ver que a luz chega ao NIRCam”, disse Marcia Rieke, pesquisadora líder do instrumento e professora de astronomia da Universidade do Arizona, em comunicado oficial da NASA.

A importância do telescópio James Webb no futuro da ciência espacial

O projeto é o maior, mais poderoso e complexo já construído, com a capacidade de abranger um vasto campo de visão do espaço e de operar com segurança em temperaturas mais extremas do que seus antecessores. O programa internacional liderado pela NASA foi desenvolvido em parceria com a Agência Espacial Europeia (ESA) e Agência Espacial Canadense, tendo como missão trazer mais informações sobre a origem e evolução do Sistema Solar, bem como apresentar mais detalhes de mundos distantes e das estruturas e elementos formadores do universo.

O processo de captura de imagens já forneceu 54 gigabytes de dados brutos e confirma que o James Webb é um telescópio funcional. Ele foi lançado em 25 de dezembro de 2021 e atingiu sua órbita final no mês seguinte, ocasião em que os cientistas responsáveis deram início às atividades do instrumento.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.