Cientistas criam aço inoxidável que elimina coronavírus

1 min de leitura
Imagem de: Cientistas criam aço inoxidável que elimina coronavírus
Imagem: HKU

Aço inoxidável é um dos materiais mais utilizados em áres públicas e instalações de higiene. Uma nova versão desse material, desenvolvido na Universidade de Hong Kong, possui propriedades antimicrobianas e é capaz de eliminar o coronavírus SARS-Cov-2, causador da covid-19, além de outros patógenos como o H1N1, da gripe, e bactérias E. coli.

A inativação de vírus pelo material é possível graças à adição de altas concentrações de cobre, combinado com certa quantidade de prata. Na proporção certa, esses dois elementos conferem propriedades antimicrobianas ao aço.

Botões de elevador feitos com aço inoxidável anti-coronavírus (Fonte: HKU/Divulação)Botões de elevador feitos com aço inoxidável anti-coronavírus (Fonte: HKU/Divulação)Fonte:  HKU 

O SARS-Cov-2 possui grande estabilidade na superfície do aço. Ele pode ser detectado após até três dias nesses materiais, e por isso há a necessidade de substitui-los. O cobre contido na formulação do aço também garante que os patógenos possam ser eliminados mesmo que a superfície do material seja danificada.

Os cientistas querem agora produzir objetos que possam ser usados no cotidiano das pessoas. Uma patente já foi registrada para a nova tecnologia, e, em parceria com indústrias, ser"ao produzidos botões de elevador, maçanetas e corrimãos para novos testes.

Produção industrial

Segundo os pesquisadores responsáveis pela descoberta, a intenção é mostrar que o aço anti-coronavírus pode ser produzido nas plantas industriais existentes. Eles afirmam que o material poderá substituir os objetos de aço inoxidável de áreas pública tocados com mais frequência pelas pessoas, reduzindo o risco de infecção acidental por covid-19.

O projeto foi liderado pelos professores Mingxin Huang e Leo Lit Man Poon, e os resultados foram publicados na revista científica Chemical Engineering Journal.

ARTIGO Chemical Engineering Journal: doi.org/10.1016/j.cej.2021.133783

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.