NASA lança quadrinho sobre primeira mulher na lua; veja como baixar

2 min de leitura
Imagem de: NASA lança quadrinho sobre primeira mulher na lua; veja como baixar
Imagem: NASA

No último sábado (25), Dia Nacional da Revista em Quadrinhos nos Estados Unidos, a NASA comemorou a data lançando o seu próprio gibi em versão digital e interativa. “Primeira Mulher: Promessa da NASA para a Humanidade” conta a história de Callie Rodriguez, a primeira mulher e também a primeira pessoa negra a pisar na Lua.

A história em quadrinhos de 44 páginas foi escrita por Brad Gann e Steven List e ilustrada por Brent Donoho e Kaitlin Reid, e permite que os leitores se envolvam e interajam com Callie e seu amigo robô RT, utilizando elementos de realidade aumentada, dentro do site “First Woman” (neste link), ou em qualquer dispositivo móvel.

A aventura começa com Callie já no espaço, experienciando um flashback à sua infância, de volta à sua antiga casa e à oficina de seu pai, onde começou a se encantar com as viagens espaciais. A narrativa continua na escola e na NASA, onde ela teve que passar por perdas e desafios para realizar o sonho de se tornar uma astronauta.

A NASA irá enviar uma mulher negra para a Lua?

Equipe Ártemis. (Fonte: NASA/Divulgação.)Equipe Artemis. (Fonte: NASA/Divulgação.)Fonte:  NASA 

Embora a saga de Callie Rodriguez seja uma história de ficção, a NASA já divulgou os seus planos de colocar uma mulher, e também uma pessoa negra, na superfície lunar por volta de 2024, no badalado programa Artemis. Mas, enquanto a missão Artemis III, que levará astronautas ao lado oculto da Lua, não decola, podemos interagir com a "Primeira Mulher".

"É importante que possamos nos ver como os exploradores entre as estrelas”, disse a administradora-adjunta da NASA, Pam Melroy, em comunicado à imprensa. “Callie, assim como eu, desenvolveu suas habilidades, aproveitou oportunidades de aprendizado e superou desafios para se tornar uma astronauta da NASA. Sua diversidade se reflete em nosso próprio corpo de astronautas hoje", completou.

Como baixar a revista de Callie Rodriguez?

"Sonho à Realidade", primeiro episódio da saga de Callie Rodriguez, pode ser lido online ou baixado em PDF diretamente no site "First Woman", no endereço mostrado acima. Além disso, dá para ouvir a história diretamente no SoundCloud da NASA neste link. No entanto, nada se compara às experiências interativas, capazes de transformar uma história em quadrinhos normal em uma experiência de Realidade Aumentada (RA).

Para conseguir acessar todos os recursos disponíveis, é recomendável baixar o app First Woman na Apple App Store neste link, ou no Google Play aqui. Escaneando diretamente as páginas, é possível explorar ambientes 3D em tamanho real, obter informações técnicas sobre algumas tecnologias mostradas na história e participar de questionários e desafios desenvolvidos pela empresa de design de jogos Bully Entertainment.

O programa espacial que pode transformar essa história em quadrinhos em realidade é chamado propositalmente de Artemis que é o nome da deusa irmã gêmea do deus Apolo, que deu nome às primeiras missões que desembarcaram na Lua. No final deste ano, será lançada a Artemis I, um voo não tripulado que testará o Space Launch System. Em 2023, a Artemis II fará um sobrevoo lunar, mas o primeiro pouso só ocorrerá em 2024. Com uma astronauta?

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.