NASA coleta segunda amostra de solo de Marte em uma semana

1 min de leitura
Imagem de: NASA coleta segunda amostra de solo de Marte em uma semana
Imagem: Nasa/Reprodução
Avatar do autor

A NASA anunciou que o rover Perseverance extraiu e armazenou uma amostra de rocha marciana na quarta-feira (8). Essa é a segunda operação semelhante realizada com sucesso em menos de uma semana.

O feito indica que o Jet Propulsion Laboratory (JPL), da agência espacial, ajustou o processo de coleta de amostra do rover após uma tentativa fracassada em agosto, quando o material se desfez em pó antes de ser sugada pelo tubo de coleta.

Depois do fracasso, o Perseverance foi encaminhado para uma rocha com estrutura mais estável. Ambas as amostras coletadas foram retiradas dessa rocha, com o rover perfurando pedaços do tamanho de um lápis antes de armazená-los em tubos de titânio.

O rover usará seu conjunto de instrumentos de bordo para examinar preliminarmente as amostras. Uma nova missão deve transportar a carga à Terra, para que os cientistas possam usar ferramentas mais poderosas e analisar as amostras.

As primeiras investigações indicam que o material coletado é de um tipo de rocha conhecido como basalto e pode ter sido parte de um antigo fluxo de lava. A rocha tem manchas avermelhadas e pequenas cavidades cheias de sais, o que sugere a interação com a água por algum tempo.

Missão do Perseverance

O rover Perseverance chegou à superfície marciana em 18 de fevereiro de 2021 e é considerada a maior missão à Marte da história. O principal objetivo da NASA é reunir cerca de 35 amostras que representem a história geológica da cratera de Jezero, que abrigou um lago bilhões de anos atrás e pode conter evidências da vida no planeta vermelho.

Um dos principais diferenciais, em comparação com as missões anteriores, é a presença do Ingenuity, a primeira aeronave a realizar voos controlados e motorizados em outro planeta. O equipamento, que está em fase de testes, tem ajudado o Perseverance a planejar suas rotas com maior eficiência e segurança.