Perseverance completa 100 dias de missão histórica em Marte

1 min de leitura
Imagem de: Perseverance completa 100 dias de missão histórica em Marte
Imagem: NASA

O rover Perseverance chegou a uma marca histórica. O equipamento da NASA agora está há 100 dias no solo de Marte, ainda operando com a capacidade máxima e já tendo conquistado importantes recordes e pioneirismos no planeta vizinho.

A conquista aconteceu nesta terça-feira (1º) e foi comemorada pelo perfil oficial da missão no Twitter, que listou a já alta produtividade do equipamento.

As conquistas acumuladas envolvem uma gravação com os primeiros registros em áudio de Marte, além de um vídeo da região e uma extração bem sucedida de oxigênio a partir da atmosfera. A partir de agora, o rover inicia a exploração da zona sul do local de pouso, em um ambiente inédito para os pesquisadores.

Ao todo, a Perseverance já enviou para os laboratórios da NASA mais de 75 mil fotografias, além de manter todos os sensores em pleno funcionamento — o que também é considerado um sucesso, já que até o pouso envolvia técnicas inéditas e que poderiam dar errado dada a imprevisibilidade de elementos locais.

Ela também foi responsável por transportar o Ingenuity, o primeiro helicóptero em miniatura a fazer um voo em Marte e que já realizou seis decolagens. Além de fornecer imagens do local sob novos ângulos, ele traz novas perspectivas sobre possibilidades de transporte e exploração da região.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.