Telescópio Hubble tira foto de 'briga' entre três galáxias

1 min de leitura
Imagem de: Telescópio Hubble tira foto de 'briga' entre três galáxias
Imagem: ESA/Hubble & NASA, J. Dalcanton/Reprodução

O telescópio espacial Hubble registrou uma “briga” entre três galáxias, resultado de uma interação gravitacional. O trio em confronto faz parte do sistema Arp 195, localizado a cerca de 760 milhões anos-luz da Terra, e foi capturado por acaso através de um algoritmo de computador presente na espaçonave com a função de coletar informações aleatórias e instantâneas ao longo da trajetória no espaço — durante breve pausa em suas observações centrais.

A descoberta evidenciou o comportamento de galáxias — como entidades que podem se aproximar, empurrar, colidir e até mesmo se fundir umas com as outras. O sistema em questão ganhou seu nome em homenagem ao astrônomo Halton Arp, que em 1966 identificou pela primeira vez as três irmãs galácticas.

Por ser tão incomum, o caso faz parte do Atlas de Galáxias Peculiares — um catálogo que traz algumas das galáxias mais estranhas e maravilhosas do Universo. Confira abaixo a foto em alta resolução e um vídeo que detalha o momento impressionante da interação entre o trio:

Caso de família: atração gravitacional ocasiona em briga entre irmãs galácticasCaso de família: atração gravitacional ocasiona em briga entre irmãs galácticasFonte:  ESA/Hubble & NASA, J. Dalcanton/Reprodução 

O Hubble é um projeto conjunto da NASA com a Agência Espacial Europeia (ESA) e desde a década de 1990 coleta vistas deslumbrantes do Universo. Seu sucesso em operações trouxe informações valiosas sobre o conhecimento do Cosmos e inspirou uma nova geração de satélites.

“Observações extras como essas fazem mais do que fornecer imagens espetaculares — elas também ajudam a identificar alvos promissores para acompanhar o uso de telescópios, como o próximo telescópio espacial James Webb”, destacou a ESA em comunicado.

Tal programa foi desenvolvido pela NASA em parceria com a ESA e a Agência Espacial Canadense (CSA), com previsão de lançamento para este ano.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.