Agência Espacial Europeia vai lançar 'satélite suicida' no espaço

1 min de leitura
Imagem de: Agência Espacial Europeia vai lançar 'satélite suicida' no espaço
Avatar do autor

Nesta quarta-feira (19), a Agência Espacial Europeia vai lançar no espaço o satélite Qarman — sigla em inglês para QubeSat for Aerothermodynamic Research and Measurements on Ablation. O satélite está programado para se “jogar” da Estação Espacial Internacional (ISS) e queimar.

O objetivo da Agência Espacial com essa missão “suicida” é coletar dados sobre os impactos dos satélites no fim de sua vida útil, quando são descartados no espaço. Além de entender, de modo geral, o que acontece com objetos que entram na Terra.

Os satélites proporcionam diversos avanços na sociedade, sobretudo quando o assunto é tecnologia e comunicação. Contudo, eles não duram para sempre e, quando perdem a utilidade, podem representar um risco para os astronautas e até para quem está na Terra, caso entrem na atmosfera.

(Fonte: ESA/Reprodução)

A Agência Espacial vai deixar o Qarman no espaço por 6 meses. Segundo as informações do chefe do Departamento Aeronáutico, Olivier Chazot, o satélite vai entrar na Terra e queimar; mas sem se destruir completamente.

"O objetivo é medir com que precisão podemos prever o decaimento orbital do Qarman, o que é relevante para o estudo do lixo espacial.", ele explicou.

Com apenas 30 centímetros, sua entrada no planeta será acelerada pelo revestimento espacial de ponta e sua aerodinâmica. O revestimento vai funcionar como escudo térmico, protegendo os componentes internos do Qarman.

Isso é necessário, visto que o objetivo do satélite é funcionar como um objeto de análise e fonte de informações sobre o que acontece quando corpos entram na atmosfera terrestre.

Fontes

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Agência Espacial Europeia vai lançar 'satélite suicida' no espaço