Helicóptero Ingenuity envia fotos intrigantes de locais em Marte

1 min de leitura
Imagem de: Helicóptero Ingenuity envia fotos intrigantes de locais em Marte
Imagem: NASA/JPL-Caltech

Enviado ao planeta Marte para voar na fina atmosfera do planeta vermelho, o helicóptero Ingenuity acabou estendendo sua missão e tem fornecido dados preciosos à equipe do rover Perseverance. Agora, fotos do nono voo da aeronave, realizado na semana passada (5), revelaram imagens consideradas “intrigantes” pela equipe da NASA na Terra.

As fotos enviadas pelo Ingenuity permitem estabelecer insights inéditos sobre a extensão exata de camadas de rocha, como se cada formação dessas fosse uma cápsula de tempo, mostrando de forma concreta as mudanças climáticas da superfície do planeta. O voo também revelou obstáculos a serem contornados na exploração à cratera de Jezero.

Tiradas de uma altura de cerca de 10 metros, as imagens coloridas do Ingenuity conseguem mostrar certos detalhes mais precisos que as fotos remetidas pelo orbitador Mars Reconnaissance, que servem normalmente para estabelecer rotas a serem seguidas em Marte. Enquanto a câmera do orbitador, a HiRISE, detalha rochas a partir de um metro de diâmetro, as fotos do helicóptero são mais acuradas.

Por que as fotos do Ingenuity são importantes?

"Raised Ridges", os cumes elevados (Fonte: NASA/JPL-Caltech/Divulgação)"Raised Ridges", os cumes elevados (Fonte: NASA/JPL-Caltech/Divulgação)Fonte:  NASA/JPL-Caltech 

No comunicado divulgado no site da NASA, o cientista do projeto Perseverance, Ken Williford, do Laboratório de Propulsão a Jata (JPL), explicou que, assim que o rover se aproxima de um determinado local a ser explorado, “obtemos imagens em escala do solo que podemos comparar com imagens orbitais”. Com a chegada do Ingenuity, está sendo possível obter imagens em escala intermediária, para completar a resolução.

Nesse sentido, o Ingenuity deu um show de imagens com alta resolução, mostrando diversos relevos marcianos, desde os chamados “Raise Ridges”, algo como cumes elevados, até um extenso campo de dunas, em uma região da cratera de Jezero chamada de “Séítah”. Essas regiões com areia “até os joelhos” são motivo de constante preocupação para os motoristas do rover, que temem que o veículo emperre.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.