Anvisa autoriza aplicação da vacina ButanVac em voluntários

1 min de leitura
Imagem de: Anvisa autoriza aplicação da vacina ButanVac em voluntários
Imagem: Freepik

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou nessa quarta-feira (7) o início do estudo clínico da vacina ButanVac para covid-19, desenvolvida pelo Instituto Butantan. Com a liberação, o imunizante já pode ser aplicado nos voluntários inscritos para os testes.

De acordo com a agência, a decisão foi tomada após o Butantan apresentar os dados pendentes para o começo do ensaio. O protocolo clínico havia sido aprovado no dia 9 de junho, mas faltavam informações sobre a inativação do vírus.

O início da fase 1 acontece nesta sexta-feira (9), quando o primeiro grupo de voluntários será vacinado no Hemocentro de Ribeirão Preto (São Paulo). O centro de pesquisa, vinculado à Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), conduzirá a etapa.

A nova vacina do Butantan é totalmente produzida no Brasil.A nova vacina do Butantan é totalmente produzida no Brasil.Fonte:  Governo do Estado de São Paulo/Divulgação 

As fases 1 e 2 do ensaio clínico da ButanVac serão divididas entre as etapas A, B e C. Na primeira, que terá a participação de 418 voluntários, o objetivo é avaliar a segurança e a seleção de dose incorporada à vacina definitiva, com o grupo de imunizados sendo comparado aos tratados com placebo (substância inativa).

Etapas seguintes

Nas etapas B e C, que envolvem 5 mil voluntários, os pesquisadores testarão a resposta imune da fórmula contra o novo coronavírus. A equipe vai comparar a eficácia geral da ButanVac com a de outras vacinas, como a CoronaVac, e avaliar o seu desempenho contra as variantes do Sars-CoV-2.

Segundo o Butantan, a pesquisa durará 17 semanas, mas o prazo pode mudar, pois só há avanço após a conclusão do estágio anterior e a análise dos dados. O processo é acompanhado pela Anvisa e as conclusões serão usadas na solicitação para uso emergencial.

Os interessados em participar dos testes da ButanVac ainda podem se candidatar. É preciso ser maior de 18 anos e preencher o formulário disponível no site do instituto.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.