Anvisa aprova vacina da Pfizer em adolescentes a partir de 12 anos

1 min de leitura
Imagem de: Anvisa aprova vacina da Pfizer em adolescentes a partir de 12 anos
Imagem: FatCamera/Getty Images
Avatar do autor

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou nesta sexta-feira (11) a utilização da vacina da Pfizer contra a covid-19 em adolescentes a partir de 12 anos de idade em todo o território brasileiro. Com a medida, a bula da vacina, que atualmente é autorizada para pessoas com 16 anos ou mais, passa a indicar a nova faixa etária.

O pedido de utilização já havia sido encaminhado à agência reguladora brasileira desde o dia 13 de maio pelo consórcio farmacêutico Pfizer/BioNTech. Conforme a Anvisa, a aprovação só ocorreu depois que os fabricantes apresentaram estudos que indicavam claramente a eficácia e a segurança do imunizante para esse público.

Os estudos analisados pelos técnicos da Anvisa foram desenvolvidos no exterior, onde o uso da vacina da Pfizer já é permitido em adolescentes entre 12 e 15 anos, como nos Estados Unidos, onde foi aprovada pela agência de alimentos e medicamentos FDA em 10 de maio. A aprovação se deu após análise do ensaio clínico que comprovou 100% de eficácia em adolescentes, divulgado em 31 de março pelo consórcio.

Vacinas para menores no mundo

Fonte: Centro Médico Martins/ReproduçãoFonte: Centro Médico Martins/ReproduçãoFonte:  Centro Médico Martins 

Na Europa, a aplicação do imunizante em maiores de 12 anos foi autorizada pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA) após revisão dos dados de um estudo que envolveu cerca de dois mil adolescentes, cuja conclusão demonstrou segurança e eficácia do imunizante.

Na terça-feira (8), a Pfizer anunciou que um grupo de crianças de cinco a 11 anos progrediu da fase um para a dois em testes da vacina contra a covid-19. Enquanto isso, outro grupo de crianças, estas na faixa de seis meses a cinco anos, está fazendo avaliações na fase um da vacina.

Quando forem concluídos, os ensaios clínicos terão avaliado cerca 4,5 mil crianças entre seis meses e 11 anos nos Estados Unidos, Finlândia, Polônia e Espanha. Mais tarde, a Pfizer considera a realização de testes da vacina em crianças abaixo de seis meses.

Fontes

Anvisa aprova vacina da Pfizer em adolescentes a partir de 12 anos