Butanvac: voluntários já podem se inscrever para teste da vacina

1 min de leitura
Imagem de: Butanvac: voluntários já podem se inscrever para teste da vacina
Imagem: Agência Brasil/Reprodução

O Instituto Butantan anunciou, nesta quarta-feira (16), a abertura de um pré-cadastro para voluntários que estão interessados em testar a vacina Butanvac. Produzido no Brasil, o novo imunizante contra covid-19 recebeu, recentemente, autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para testes em humanos.

A fase 1 do ensaio clínico da nova vacina contra o coronavírus terá a participação de 418 voluntários, com idade igual ou superior a 18 anos. Os inscritos contemplados serão selecionados em um processo conduzido pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), de Ribeirão Preto.

Nesta etapa do estudo, o objetivo é avaliar a segurança e a seleção de dose, inicialmente. Em um segundo momento, os pesquisadores irão verificar a resposta imunológica desenvolvida pelos voluntários, com os resultados sendo comparados aos apresentados pelas vacinas já descritas, possibilitando inferir a eficiência.

Os voluntários serão imunizados com a Butanvac.Os voluntários serão imunizados com a Butanvac.Fonte:  Unsplash 

De acordo com o Butantan, a pesquisa seguirá os “mais altos padrões internacionais éticos e de qualidade”, ajudando a determinar se a Butanvac é segura e possui capacidade de prevenir a covid-19. Produzido com a mesma tecnologia adotada na vacina da gripe, o imunizante já tem 8 milhões de doses prontas.

Inscrições abertas

O formulário de pré-cadastro para voluntário da vacina Butanvac está disponível no site do Instituto Butantan. Os interessados devem ter 18 anos ou mais, como informado anteriormente, e não é preciso ser profissional da área de saúde (médico ou enfermeiro) para participar.

Vale lembrar que os testes de vacinas são realizados em três fases. As inscrições abertas no momento são para a primeira etapa, cujo recrutamento dos participantes ficará a cargo do Hospital das Clínicas da USP.

As fases 2 e 3 serão realizadas posteriormente, devendo contar com a parceria de outros centros de pesquisa. Para estas últimas etapas, a previsão é de que sejam abertas 5 mil vagas para voluntários.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.