SpaceX Cargo Dragon volta à Terra com experimentos feitos na ISS

1 min de leitura
Imagem de: SpaceX Cargo Dragon volta à Terra com experimentos feitos na ISS
Imagem: NASA/Divulgação

Na próxima terça-feira (6), a versão adaptada para o transporte de suprimentos da espaçonave Crew Dragon inicia viagem de volta à Terra trazendo uma importante carga. Trata-se de vários experimentos realizados a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS).

Em meio à carga de quase 1 tonelada transportada pela nave da SpaceX, estará uma investigação científica sobre medicamentos que podem melhorar a saúde no espaço. Segundo a NASA, os resultados têm aplicação na Terra, especialmente na saúde muscular.

Materiais sobre os testes de liofilização realizados em órbita, que abordam o armazenamento de remédios e outros recursos a longo prazo nas missões espaciais, também estarão retornando na Cargo Dragon. Ela trará ainda vários outros experimentos, incluindo uma investigação sobre como a gravidade afeta as bactérias orais.

A nave terá o auxílio de paraquedas na descida, assim como em outras missões.A nave terá o auxílio de paraquedas na descida, assim como em outras missões.Fonte:  Flickr/SpaceX 

Acoplada ao laboratório orbital desde o início de junho, a nave levou mais de 3 toneladas para a ISS, entre suprimentos para a tripulação e equipamentos para experiências científicas. Nela também estavam materiais utilizados pelos astronautas para a troca dos painéis solares da Estação.

Assista ao vivo

O retorno da Cargo Dragon à Terra está previsto para iniciar às 12h (horário de Brasília), na terça-feira. Controladores da SpaceX darão o comando para poder se desacoplar da ISS e, cinco minutos depois, acionarão os propulsores para iniciar o processo de reentrada na atmosfera terrestre.

Conforme a NASA, a aterrissagem deve acontecer na quinta-feira (8), por volta das 13h. Com o auxílio de paraquedas, a cápsula descerá no mar, na costa da Flórida (EUA), de onde será recuperada e transportada até o Centro Espacial Kennedy.

A transmissão ao vivo da viagem de volta da Cargo Dragon será feita pelo canal da NASA no YouTube (link abaixo) e no site da agência espacial americana, começando às 11h45 (horário de Brasília), no dia 6.


Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.