NASA transmite duas caminhadas espaciais ao vivo esta semana

1 min de leitura
Imagem de: NASA transmite duas caminhadas espaciais ao vivo esta semana
Imagem: Pixabay

A NASA vai transmitir ao vivo duas caminhadas espaciais programadas para acontecer esta semana, uma hoje (16) e a outra no domingo (20), realizadas por astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS). O objetivo é instalar novos painéis solares para fornecer energia ao laboratório orbital.

Na primeira atividade extraveicular (EVA), que será a 239ª caminhada espacial da história da ISS, serão instalados os dois primeiros painéis solares para atualizar os canais de energia da estação. A matriz ficará do lado esquerdo da estrutura de treliça de backbone P6, ligada ao canal de energia 2B.

Durante a continuidade da atividade, no próximo domingo, marcando a 240ª caminhada no espaço, acontecerá a instalação da segunda matriz, atualizando o canal 4B. Os trabalhos serão realizados pelo astronauta da Agência Espacial Europeia (ESA) Thomas Pesquet e o engenheiro de voo da NASA Shane Kimbrough.

Cada caminhada no espaço deve durar cerca de 6h30.Cada caminhada no espaço deve durar cerca de 6h30.Fonte:  Unsplash 

Os novos painéis chegaram à ISS transportados pela nave Crew Dragon, da SpaceX, em uma recente missão comercial de reabastecimento. Com a instalação deles, os pesquisadores do laboratório orbital poderão obter um aguardado impulso necessário para a realização dos experimentos científicos.

Assista ao vivo

A transmissão ao vivo das caminhadas espaciais pode ser acompanhada por meio do canal NASA TV no YouTube (link abaixo) e também no site da agência espacial americana. Tanto nesta quarta quanto no domingo, a transmissão inicia por volta das 7h30 (horário de Brasília), com o trabalho dos astronautas começando às 9h.

De acordo com a NASA, a previsão é que cada uma das caminhadas tenha duração de 6h30. Para facilitar a identificação dos participantes, o líder da EVA (Pesquet) utiliza o traje espacial com listras vermelhas, enquanto o outro tripulante (Kimbrough) veste o traje branco liso.

A Expedição 65 marca a terceira caminhada no espaço entre a dupla Pesquet e Kimbrough. Eles também estiveram juntos em duas atividades na Expedição 50, realizada em 2017.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.