NASA mostra vídeo em 360º com imagens e sons de Marte

1 min de leitura
Imagem de: NASA mostra vídeo em 360º com imagens e sons de Marte
Imagem: NASA/Divulgação

Na última semana, a NASA divulgou uma versão interativa de imagens e sons emocionantes captados pelo Perseverance em Marte entre os dias 15 e 26 de abril. Com quase 600 mil visualizações no YouTube, a visão em 360º do planeta vermelho foi capturada pelo sistema de imagens da câmera panorâmica de alta resolução estereoscópica Mastcam-Z do rover.

A NASA explicou que a imagem, com 2,4 bilhões de pixels, é na verdade uma combinação de 992 fotos distintas do mirante Van Zyl, que foram tiradas durante os 13 dias em que o Perseverance  permaneceu estacionado na região. Na época, o pequeno helicóptero Ingenuity fazia vários testes de voo para avaliar sua adaptabilidade à atmosfera marciana.

Fonte: NASA/DivulgaçãoFonte: NASA/DivulgaçãoFonte:  NASA 

Como observar o vídeo de 360º do planeta Marte?

O que parece ser uma imagem única são fotos capturadas em diversos momentos anteriores, e adicionadas para conferir uma percepção de escala e mostrar a paisagem sob a perspectiva do rover. De qualquer forma, algumas importantes marcações estão presentes, como a posição do Ingenuity ou a localização da cratera de Jezero, onde o rover desceu em fevereiro.

Para dar mais realismo à cena, a NASA integrou uma gravação real de áudio com os ventos marcianos. Se você quiser ter a mesma visão que o Perseverance teve da paisagem, basta navegar utilizando o mouse para aproximar e afastar o zoom, ou mesmo fazer o giro completo de 360º em volta da imagem. Confira:

A divulgação das imagens de Marte marcou o início da primeira missão científica do Perseverance no planeta vermelho. O veículo de seis rodas irá se dirigir até um mirante panorâmico baixo, de onde irá explorar algumas características geológicas da cratera de Jezero, que os cientistas acreditam já ter sido um lago no passado. No local, a agência espacial espera obter sinais de vida microbiana antiga.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.