Marte: NASA divulga vídeo 3D de voo do helicóptero Ingenuity

1 min de leitura
Imagem de: Marte: NASA divulga vídeo 3D de voo do helicóptero Ingenuity
Imagem: Reprodução

Engenheiros da NASA transformaram a captura do terceiro voo do helicóptero Ingenuity em Marte, ocorrido em 25 de abril, em um vídeo 3D e o divulgaram no canal oficial da agência. Com o aprimoramento, é possível conferir o evento histórico com um novo nível de profundidade.

De acordo com a NASA, assistir à sequência com óculos específicos para a experiência, que podem ser confeccionados em poucos minutos, é como estar na superfície extraterrestre ao lado do rover Perseverance e testemunhar a aventura em primeira mão — já que as imagens chegaram por meio do dispositivo Mastcam-Z com zoom de câmera dupla, responsável pelo levantamento de dados importantes da região.

"A capacidade de vídeo do Mastcam-Z foi herdada da câmera do Mars Science Laboratory MARDI (MArs Descent Imager). Reutilizar essa funcionalidade em uma nova missão, gerando um vídeo 3D de um helicóptero voando sobre a superfície de Marte, é simplesmente espetacular", destaca Justin Maki, cientista do Jet Propulsion Laboratory (JPL) que liderou o projeto. Abaixo, você vê o resultado.

Nova era de exploração

Mais do que apenas fornecer conteúdos impressionantes ao público terrestre, tais sistemas auxiliam as equipes que operam os equipamentos a planejar movimentos pelo território, o que possibilita feitos inéditos na história.

"Um helicóptero voando em Marte abre uma nova era para a exploração do planeta. É uma grande demonstração de uma nova tecnologia", comemora Maki, que finaliza: "A cada voo, abrimos mais possibilidades."

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.