Perseverance inicia fase científica fora do local de pouso em Marte

1 min de leitura
Imagem de: Perseverance inicia fase científica fora do local de pouso em Marte
Imagem: NASA/JPL-Caltech/University of Arizona

A NASA divulgou, nesta quarta-feira (09), que o Perseverance deu início à sua fase científica fora do local de pouso em Marte. O robô deixará o local de pouso apelidado de Octavia E. Butler (escritora afro-americana) e viajará para o sul em busca de sinais de vida primitiva microbiana.

De acordo com a Agência Espacial dos Estados Unidos, essa 1ª campanha científica fora do local de pouso começou em 1º de junho. Nestas primeiras semanas do mês, o rover irá até um mirante para pesquisar sobre as características geológicas da cratera chamada “Jezero”.

A fase anterior de testes, que é chamada de comissionamento, durou quase 100 dias. Durante esse tempo, o Perseverance passou por provas de sistema, fez registros em áudio e vídeo do Planeta Vermelho, extraiu oxigênio e mais. O Ingenuity, helicóptero que está acoplado ao rover, também já realizou testes fazendo seis decolagens.

“Estamos colocando a fase de comissionamento do rover e o local de pouso em nosso espelho retrovisor e caindo na estrada”, brincou Jennifer Trosper, gerente do projeto Perseverance no Laboratório de Propulsão a Jato (JPL, em inglês) da NASA.

Objetivo da empreitada

Trosper também explicou que nos próximos meses, o robô irá explorar uma cratera de 4 km, onde serão coletadas amostras de Marte. Os pedaços do planeta serão trazidos para a Terra por missões futuras.

A nova tarefa fará jus ao objetivo inicial de enviar o rover para Marte. Ele andará pela região de Jezero para estudar a geologia e entender se o local já abrigou vida microscópica. Nesse meio tempo, também serão estudadas novas tecnologias de análise que ajudarão nas futuras explorações marcianas.

“A equipe criou a versão marciana de um mapa estilo clube de automóveis antigo”, disseram Kevin Hand, astrobiólogo do JPL, e Vivian Sun, cientista da campanha. “Temos nossa rota planejada completa com os desvios opcionais, áreas de interesse e possíveis obstruções em nosso caminho”, explicaram.

Perseverance

Futuro do Projeto

A primeira parte dessa fase científica de exploração terminará quando o rover voltar ao Octavia E. Butler. A essa altura, ele terá viajado entre 2,5 e 5 km e preenchido até 8 dos 43 tubos de amostras com rochas marcianas.

Depois disso, ele viajará para o norte do Planeta Vermelho e depois para Oeste, para dar prosseguimento à segunda campanha científica, na região delta de Jezero, na confluência de um antigo rio e um lago que ficava na cratera.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.