SpaceX: foguete Falcon 9 atinge o 100º lançamento consecutivo

1 min de leitura
Imagem de: SpaceX: foguete Falcon 9 atinge o 100º lançamento consecutivo
Imagem: SpaceX

A SpaceX atingiu, na tarde de quarta-feira (26), um novo recorde mundial, ao lançar pela centésima vez consecutiva o seu foguete Falcon 9, às 16h (horário de Brasília), para entregar um lote com 60 satélites Starlink na órbita baixa da Terra, elevando a constelação para fornecimento de internet a 1.737 dispositivos.

Sob o céu azul da Flórida, nos EUA, o Falcon 9 acionou seus potentes motores Merlin, capazes de um empuxo de mais de 1,7 milhão de libras, decolando para o voo centenário diretamente da Estação Space Force, em Cabo Canaveral. O recorde de 100 voos perfeitos é contado a partir de junho de 2015, quando uma falha no segundo estágio do foguete causou perda total da cápsula Dragon.

A partir daquela data, foram 99 lançamentos impecáveis do Falcon 9, alguns deles seguidos de pouso. É verdade que a SpaceX perdeu uma outra missão, mas o acidente não ocorreu durante o lançamento: em setembro de 2016, o satélite israelense Amos-6 explodiu quando estava sendo preparado na plataforma. Após o acidente, a empresa lançou 90 foguetes com segurança.

Próximos lançamentos do Falcon 9

O voo de ontem marca também a 28ª missão Starlink, dentro do plano de criação de uma megaconstelação de satélites de transmissão de internet. Mais uma vez, a missão terminou com um pouso seguro no navio drone “Just Read the Instructions” (Apenas Leia as Instruções), no Oceano Atlântico.

Com os novos satélites levados no 100º voo do Falcon 9, já foram ultrapassados os 1,6 mil dos planos originais da Starlink. Recentemente, a SpaceX recebeu autorização da Comissão Federal de Comunicações dos EUA (FCC) para aumentar a constelação para 2,8 mil satélites.

Das 16 missões completadas pela SpaceX neste ano, 13 foram para transportar satélites da Starlink. Mas é provável que a grande maioria dos próximos lançamentos seja para atendimento a clientes externos: a 22ª missão de reabastecimento de carga para a NASA, um satélite GPS III para a Força Espacial dos EUA e um satélite Sirius XM.


Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.