SpaceX quebra recorde em 10º voo do Falcon 9

1 min de leitura
Imagem de: SpaceX quebra recorde em 10º voo do Falcon 9
Imagem: SpaceX

Marcando o 14º lançamento da SpaceX somente em 2021, no último domingo (9) um foguete Falcon 9 colocou 60 satélites Starlink em órbita, complementando a "constelação" de mais de 1.600 deles. Em seguida, o equipamento pousou com sucesso no mar e quebrou um recorde, já que foi o primeiro a alcançar dois dígitos de voos, um total de 10, comemorou Elon Musk.

Esta foi, também, a segunda vez em que a companhia utilizou o mesmo dispositivo (B1051) na mesma semana – e sua jornada durou aproximadamente nove minutos, proporcionando um verdadeiro espetáculo a quem pôde acompanhar tudo de perto, dadas as condições climáticas propícias durante o evento.

Além dele, outro veterano, B1049, está traçando um caminho impressionante, pois completou sua nona missão também na última semana.

Voltando ao B1051, o foguete fez sua estreia em 2019 como parte de um voo de teste para o programa Commercial Crew da NASA. Inclusive, lançou, desde então, ao menos três satélites de observação da Terra para o Canadá, um satélite de banda larga para a Sirius-XM e participou de sete missões Starlink diferentes.

Junto a outros que contam com diversas viagens em seus currículos, a SpaceX o utiliza, agora, somente para transporte de aparelhos, levando-o a seus limites enquanto aprende sobre os desgastes que apresenta a cada trajeto bem-sucedido.

Falcon 9 completou sua 10ª missão com sucesso.Falcon 9 completou sua 10ª missão com sucesso.Fonte:  Reprodução 

No limite!

Enquanto em 2020 a SpaceX realizou 26 lançamentos de foguetes, no mês passado completou sua terceira missão com astronautas em menos de um ano, tendo transportado, da última vez, quatro pessoas à Estação Espacial Internacional com a Crew-2 – a primeira com um foguete reutilizado.

No total, a empresa já atingiu a marca de 118 voos gerais com dispositivos Falcon 9, dos quais 64 se valeram de equipamentos que não eram novos – caso de todas as ações de 2021. Melhorias importantes, como sistema de proteção térmica mais robusto, interstage mais durável, aletas de grade de titânio e motores mais potentes, possibilitaram tal feito.

Por fim, ainda em fase beta, a Starlink – internet de cobertura mundial – atende, atualmente, poucos usuários e usuárias no planeta, mas há uma lista de espera com mais de 500 mil interessados e interessadas e a expectativa de lançamento comercial no decorrer dos próximos meses.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.