Ingenuity: sexto voo do helicóptero em Marte acontece em breve

1 min de leitura
Imagem de: Ingenuity: sexto voo do helicóptero em Marte acontece em breve
Imagem: NASA

O quinto voo do helicóptero autônomo Ingenuity, construído pela NASA, foi o último da sua primeira fase em Marte. Entretanto, graças ao bom estado do equipamento, a agência inicia a fase de demonstração de operações da missão.

Segundo a NASA, o Ingenuity deve fazer nesta semana uma missão diferente das anteriores, mais focada em exploração. Após atingir uma altitude de 10 metros, o veículo não-tripulado vai se movimentar 150 metros para sudoeste e começar a capturar material a cores em vídeo da região.

Depois da gravação, ele viaja mais 50 metros ao sul e pousa em um nova base de operações, chamada de "Field C" — que não foi escaneada antes, mas dados da câmera orbital indicam ser um terreno pouco acidentado. A velocidade também deve ser um recorde: 4 m/s.

Cada vez mais longe

O material gravado será enviado para a Terra e deve servir para os pesquisadores determinarem a qualidade da exploração por um veículo aéreo no planeta. Esse voo não será gravado pelo veículo principal, que está se preparando para iniciar missões de ciências.

O Ingenuity faz parte do Perseverance, rover norte-americano que pousou em Marte com sucesso em fevereiro de 2021. Dois meses depois, o helicóptero foi ligado e desacoplado, realizando sem problemas o primeiro voo de um veículo feito pelo ser humano em outro planeta.

Realizado no começo de maio, o quinto voo do helicóptero já era considerado histórico, porque o pouso foi uma região diferente do utilizado na decolagem.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.