Ingenuity: helicóptero da NASA fará voo diferente em Marte nesta sexta (7)

1 min de leitura
Imagem de: Ingenuity: helicóptero da NASA fará voo diferente em Marte nesta sexta (7)
Imagem: NASA/JPL-Caltech/ASU

Nesta sexta-feira (7), por volta das 16h26 (horário de Brasília), o helicóptero Ingenuity fará o seu quinto voo em Marte. A equipe do NASA JPL (Jet Propulsion Laboratory), entretanto, destaca que este será um voo diferente de todos os anteriores.

A decolagem de hoje do Ingenuity acontecerá no Wright Brothers Field, mesmo local de decolagem e pouso de volta dos outros quatro voos, mas desta vez o helicóptero pousará em um novo lugar. A equipe explica que ele subirá a uma altura de 5 metros e deverá refazer o último percurso, com 129 metros de distância. A expectativa é atingir, ainda, a altura de 10 metros para capturar novas fotos coloridas e em preto e branco.

imagem do terreno de MarteCapturada pela HiRISE, imagem do terreno de Marte mostra trajeto de voo do Ingenuity.

De acordo com a NASA, o quinto voo do Ingenuity terá um tempo total de 110 segundos até pousar neste novo local. A equipe também informa que será iniciada uma nova fase de demonstração para exibir "o que esta nova tecnologia pode fazer para auxiliar outras missões no caminho". A JPL estima receber os dados da missão por volta das 20h31 (horário de Brasília).

Ingenuity está funcionando muito bem

Josh Ravich, chefe de engenharia mecânica de helicópteros da Ingenuity Mars no JPL, compara os voos do Ingenuity com os irmãos Wright. "Eles não desistiram após um voo bem-sucedido com o Flyer I, ou mesmo nos outros três voos que fizeram naquele dia histórico de dezembro de 1903. Eles voaram mais alto e mais longe em um Flyer II melhorado em 1904, e ainda mais alto e mais longe com o Flyer III, de 1905."

Em publicação no blog da agência, Ravich também disse que o helicóptero "é ainda mais robusto do que esperávamos". Ele cita que o sistema de energia, que era uma preocupação, está fornecendo "mais do que o suficiente" e que os componentes dos sistemas de orientação e navegação "também estão indo muito bem, assim como nosso sistema de rotor".

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.