SpaceX divulga vídeo em câmera lenta do teste da Starship SN15

1 min de leitura
Imagem de: SpaceX divulga vídeo em câmera lenta do teste da Starship SN15
Imagem: Flickr/SpaceX

A SpaceX divulgou nessa quinta-feira (13) um novo vídeo com imagens incríveis do teste de voo bem-sucedido da Starship SN15, realizado no último dia 5 em Boca Chica, no Texas (Estados Unidos). Naquela ocasião, o protótipo da espaçonave conseguiu pousar em segurança pela primeira vez, sem explodir.

No vídeo que tem pouco mais de um minuto de duração e traz imagens em câmera lenta, é possível conferir o SN15 decolando e chegando a até 10 km de altura. A gravação também revela os motores Raptor em ação, movidos a oxigênio líquido e metano, além de exibir outras partes da nave em funcionamento.

Depois de alcançar a altura definida pela companhia, o protótipo começa a realizar as manobras para a descida. As câmeras mostram como ele muda da posição horizontal, que ajuda a diminuir a velocidade, para a vertical, ao se aproximar do solo, acionando novamente os propulsores para finalizar a arriscada aterrissagem. Assista ao vídeo:

O teste realizado com sucesso foi de grande importância para a empresa de Elon Musk, que pretende usar a versão final da Starship para ir até a Lua. Os planos do bilionário incluem também uma viagem até Marte com a gigantesca espaçonave, que terá 120m de altura e capacidade para transportar mais de 100 toneladas.

Próximos testes e voo orbital

Em breve, a SpaceX deve realizar novos testes com os protótipos da Starship. Existe até mesmo a possibilidade de que o SN15 decole mais uma vez na base texana, para testar a capacidade de reutilização da nave. Enquanto isso, a empresa já trabalha na construção dos próximos modelos, SN16, SN17 e SN20.

Parte essencial das futuras missões espaciais, o foguete Super Heavy, de 50m de altura, também está com protótipos sendo construídos. A companhia pretende realizar o primeiro voo orbital da Starship no segundo semestre deste ano, mas para que ele aconteça é necessária a utilização do impulsionador.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.