Sonda chinesa Tianwen-1 inicia tentativa de pouso em Marte hoje (14)

1 min de leitura
Imagem de: Sonda chinesa Tianwen-1 inicia tentativa de pouso em Marte hoje (14)
Imagem: China National Space Administration/Reprodução

A Administração Espacial Nacional da China divulgou que a sonda do país Tianwen-1 deve realizar sua 1ª tentativa de pouso em Marte nesta sexta-feira (14), por volta das 20h10 (horário de Brasília).

A sonda está levando o rover Zhurong, que é um nome em homenagem a um deus da mitologia da nação asiática. Apesar da publicidade em torno do feito, o evento não deve ser transmitido pela internet.

Em comunicado divulgado hoje, a agência espacial chinesa explicou que a janela de pouso deve seguir até o dia 19, na próxima quarta-feira. “A sonda Tianwen-1, que representa a primeira missão de exploração de Marte da China, tem funcionado normalmente desde seu lançamento em 23 de julho de 2020. Em 10 de fevereiro de 2021 a sonda Tianwen-1 entrou na órbita marciana para exploração científica”, diz o boletim chinês.

Tiawen-1Ilustração mostra o rover Zhurong se preparando para pisar na terra marciana

A Tianwen-1 mergulhará pela atmosfera do Planeta Vermelho e pousará com o auxílio de um paraquedas na região de Utopia Planitia, que é a maior bacia de impacto reconhecida de Marte.

Os especialistas chineses aqui na Terra deverão receber a confirmação se a missão teve êxito com cerca de 10 minutos de delay, já que esse é o tempo da comunicação entre os 2 planetas.

Caso a missão ocorra com sucesso, a China será o 2º país a colocar um rover em Marte. Os Estados Unidos já lançaram outros 5 robôs, sendo que o mais recente é o Perseverance.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.