Astronautas da ISS plantam mostarda e acelga chinesa no espaço

2 min de leitura
Imagem de: Astronautas da ISS plantam mostarda e acelga chinesa no espaço
Imagem: NASA/Reprodução

A NASA informou que a missão de cultivo de vegetais da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) tem sido um sucesso. Por causa disso, os astronautas têm conseguido comer alimentos frescos como mostardas e pak choi (conhecido como acelga chinesa no Brasil).

O projeto na está sendo conduzido por Michael Hopkins, comandante da Expedition 64. Ao todo, são 4 experimentos científicos que visam testar o ritmo de crescimento das culturas no espaço, em um ambiente de microgravidade. Essa testagem da agricultura espacial servirá para testar novas formas de cultivar alimentar em futuras viagens para a Lua, segundo a Agência Espacial dos EUA.

Para polinizar as verduras, Hopkins utilizou pincéis por sugestão de Matt Romeyn, cientista da NASA que estuda o comportamento de vegetais fora da Terra. O processo fez com que a acelga chinesa fosse cultivada em 64 dias, pouco mais do que os cerca de 50 dias que ela a espécie leva para ser cultivada por aqui.

NASAO astronauta Michael Hopkins cheira a acelga chinesa

A tripulação aproveitou os alimentos frescos para variar a refeição. A acelga, por exemplo, foi utilizada como acompanhamento e teve as folhas marinadas em um pacote vazio de tortillas. O vegetal foi banhado de molho de soja e alho e aquecido por pouco mais de 20 minutos.

Já a mostarda foi degustada com frango, molho de soja e vinagre balsâmico. “(Ficou) delicioso e a textura é crocante”, escreveu Hopkins nas notas do experimento depois de provar a mostarda cultivada no espaço. Ele também disse que as espécies são “uma conexão com a Terra” e que por isso ele gosta tanto de ser o “jardineiro” da ISS.

“A equipe está gostando de cultivá-los e comê-los. E esses são os tipos exatos de safra que podemos enviar em uma estadia lunar de longa duração para fornecer nutrição suplementar. Tudo o que aprendemos na estação e na Lua acabará por permitir fazer isso na rota para Marte algum dia”, explicou Romeyn.

Novas plantações do espaço

Mais frutas chegarão em breve até à ISS. Entre as espécies que serão enviadas estão novas sementes de pimenta e tomate anão. A escolha dos vegetais que irão para o espaço é feita em parceria com escolas norte-americanas através do programa Growing Beyond Earth, “Crescendo fora da Terra”, em tradução direta.

NASA

“Essa variedade (de acelga chinesa) foi enviada especificamente porque os alunos a testaram e descobriram que funcionava muito bem”, argumentou Gioia Massa, bióloga da NASA. “Agora está sendo cultivado, comido e apreciado pelos astronautas. Isso não é algo que acontece com a maioria dos alunos. Eles estão moldando a pesquisa da NASA”, defendeu.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.