SpaceX Crew-1 volta à Terra nesta quarta (28); acompanhe ao vivo

1 min de leitura
Imagem de: SpaceX Crew-1 volta à Terra nesta quarta (28); acompanhe ao vivo
Imagem: Reprodução

Nesta quarta-feira (28), a primeira missão tripulada da Crew Dragon chegará ao fim. O encerramento de um ciclo que se iniciou em novembro de 2020 será marcado pelo retorno de quatro astronautas à Terra após passarem meses na Estação Espacial Internacional (ISS) – e você poderá acompanhar essa aventura em tempo real, já que a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA) transmitirá o evento ao vivo.

Michael Hopkins, Victor Glover e Shannon Walker, da NASA, além de Soichi Noguchi, da Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA), sairão da ISS e desembarcarão no oceano ao largo da costa da Flórida. Durante sua estadia, se dedicaram à modernização do sistema de energia da plataforma, o que envolveu uma série de caminhadas espaciais e a preparação da estrutura para a chegada de novos painéis solares, a serem instalados ainda em 2021.

E mais: os membros da tripulação também cultivaram rabanetes no espaço, um estudo importante para o fornecimento ainda hipotético de frutas e vegetais frescos a aventureiros em futuras longas viagens, e empreenderam outros projetos científicos. No total, há 11 pessoas "flutuando" acima da Terra, uma ocupação bem maior que a média de três a seis indivíduos hospedados por lá simultaneamente.

Aventureiros e aventureira logo voltam para casa.Aventureiros e aventureira logo voltam para casa.Fonte:  Reprodução 

Ativando o alarme

Está prevista a cobertura contínua de três ações no site da própria NASA, que forneceu o seguinte cronograma para aqueles e aquelas que estiverem dispostos a "madrugar" para acompanharem um espetáculo único.

  • 05h45 (horário de Brasília): início do fechamento da escotilha, que acontecerá às 6h;
  • 07h45 (horário de Brasília): início dos procedimentos de desencaixe da Crew Dragon da ISS, que ocorrerá às 7h05;
  • 13h40 (horário de Brasília): amaragem, o pouso da cápsula no oceano.

Depois, mais tarde, às 15h30, representantes da NASA e da SpaceX se juntarão em uma coletiva de imprensa para falarem sobre detalhes dos processos. Abaixo, você encontra o player para não perder nem um segundo dessa história.


Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.