Anvisa autoriza testes para mais uma vacina contra covid no Brasil

1 min de leitura
Imagem de: Anvisa autoriza testes para mais uma vacina contra covid no Brasil
Imagem: Getty Images
Avatar do autor

No cenário sombrio da luta contra a covid-19, chega uma boa notícia nesta quinta-feira (8): a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acabou de aprovar um novo ensaio clínico de vacina contra a covid-19. O estudo e a vacina foram feitos pela empresa canadense Medicago R&D Inc. e pela farmacêutica britânica GlaxoSmithKline (GSK).

O teste clínico aprovado para realização no Brasil é de fase 3 (última etapa) e terá a participação de 3,5 mil voluntários a partir de 18 anos. De acordo com a agência, o ensaio é do tipo randomizado, cego para observador e controlado por placebo. Os participantes irão receber aleatoriamente uma dose única da vacina ou um placebo (substância inerte) para servir como grupo controle.

Fonte: Morsa Images/Getty Images/ReproduçãoFonte: Morsa Images/Getty Images/ReproduçãoFonte:  Morsa Images/Getty Images 

A potencial vacina da Medicago/GSK utiliza a tecnologia de partículas semelhantes ao coronavírus e é aplicada em duas doses com intervalo de 21 dias entre elas. A Anvisa não informou ainda se os testes serão restritos a profissionais da saúde, e nem a data de início do ensaio, que depende da aprovação do Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) do Ministério da Saúde.

As empresas farmacêuticas pretendem incluir até 30 mil voluntários no estudo da futura vacina, distribuídos entre o Canadá, Estados Unidos, América Latina, Reino Unido e Europa. Este é o quinto estudo de vacina contra o coronavírus autorizado pela Anvisa. Já foram aprovados: Oxford/AstraZeneca, CoronaVac, Pfizer e Janssen.

Anvisa autoriza testes para mais uma vacina contra covid no Brasil