Veja como será o primeiro voo extraterrestre da História em Marte

1 min de leitura
Imagem de: Veja como será o primeiro voo extraterrestre da História em Marte
Imagem: NASA
Avatar do autor

No final deste ano, a NASA pretende lançar mais uma missão a Marte para realizar novos estudos – e, desta vez, as coisas vão ficar ainda mais interessantes. Isso porque o Ingenuity vai fazer o primeiro voo da História em um planeta extraterrestre. Não sabe quem é ele? É um robô helicóptero projetado para superar os limites do nosso mundo.

Rovers como o Curiosity exigem um alto grau de engenharia aplicada, afinal, as forças físicas como conhecemos são totalmente diferentes por lá. Imagine, então, como seria voar em condições estranhas. É isso o que pode acontecer.

Para tornar o projeto realidade, o centro tecnológico Jet Propulsion Laboratory se dedicou à tarefa de construir a máquina – e você pode conferir uma simulação do funcionamento clicando no vídeo abaixo. Ele mostra de maneira aproximada como vai ser no local de destino da viagem em 18 de fevereiro de 2021 (previsão de chegada).

Apesar de parecer um drone comum, trata-se de uma tecnologia inovadora desenvolvida apenas para que a agência possa testar máquinas futuras. Não contará com outros instrumentos além de sua elegante presença funcional.

Mesmo com um tamanho modesto, devido à natureza da atmosfera marciana, qualquer pequeno voo de 90 segundos a cinco metros será uma vitória, considerando que essa altura, por lá, equivale ao que seriam cerca de 30 km terrestres. A viagem de um avião comercial, só para comparar, acontece a uma altitude de 11 km.

Você viu aqui no TecMundo que a China também está com planos de visitar o Planeta Vermelho. E aí? Empolgado com as missões?

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Veja como será o primeiro voo extraterrestre da História em Marte