Perseverance: vídeo mostra cientistas da Nasa comemorando pouso em Marte

1 min de leitura
Imagem de: Perseverance: vídeo mostra cientistas da Nasa comemorando pouso em Marte
Imagem: YouTube Nasa/Reprodução

Depois de uma longa jornada de 7 meses, que culminou na chegada bem sucedida do rover Perseverance em Marte, a ocasião foi para comemoração. A Nasa divulgou um vídeo registrando a reação dos cientistas e técnicos nos momentos finais (e mais tensos) da missão Mars 2020.

O rover, que está acompanhado do drone Ingenuity, pousou em solo marciano na última quinta-feira (18) às 17h48 (horário de Brasília). O objetivo da empreitada interplanetária é buscar sinais de vida antiga e coletar amostras do solo para futuro envio à Terra.

O registro publicado pela Nasa mostra uma animação da entrada da Perseverance na atmosfera de Marte, incluindo a abertura do paraquedas para o pouso. Depois de minutos de tensão, as imagens mostram os especialistas da Nasa em êxtase após a confirmação de que o rover aterrissou com sucesso no Planeta Vermelho. Veja, a seguir, o vídeo da comemoração na Agência Espacial Norte-Americana.

“Esse pouso é um daqueles momentos cruciais para a Nasa, os Estados Unidos e a exploração espacial global – quando nós sabemos que estamos à beira da descoberta e afiando nossos lápis, podemos dizer assim, para reescrever os livros didáticos”, disse Steve Jurczyk, administrador em exercício da Nasa, após o pouso seguro do veículo espacial.

Ele acrescentou que a missão Mars 2020 Perseverance incorpora o “espírito da nação de tentar perseverar mesmo nas situações mais desafiadoras, inspirando e fazendo a ciência e a exploração avançarem”.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.