Nave espacial russa explode na atmosfera terrestre; veja foto

1 min de leitura
Imagem de: Nave espacial russa explode na atmosfera terrestre; veja foto
Imagem: Twitter/Ivan Vagner

A nave de carga Progress MS-15, da agência espacial russa, explodiu ao retornar para a Terra nesta terça-feira (9), se partindo em pequenas bolas de fogo ao passar pela atmosfera do planeta. A queima do equipamento ocorreu algumas horas depois dele se desacoplar da Estação Espacial Internacional (ISS), onde estava desde julho do ano passado.

O “caminhão espacial” da Roscosmos foi lançado ao laboratório orbital no dia 23 de julho de 2020, carregando uma importante carga de 2,5 toneladas para abastecer a Estação, que incluía alimentos para os astronautas e outros tipos de suprimentos, além de equipamentos para a realização de experimentos científicos no espaço.

Depois de sete meses em órbita, a Progress MS-15 se separou da ISS e seguiu até uma distância segura de lá antes de iniciar a reentrada e se queimar na atmosfera terrestre, uma manobra planejada e intencional, conhecida como “desorbitagem controlada da espaçonave”, comandada pela equipe da Roscosmos em solo.

A manobra de explosão da espaçonave foi acompanhada pelos tripulantes da Estação Espacial, que registraram o acontecimento aproveitando uma visão privilegiada. Um deles, o astronauta da Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA) Soichi Noguchi, compartilhou uma foto da Progress MS-15 em chamas em seu perfil no Twitter (veja a imagem no tweet acima).

Fragmentos direcionados ao Oceano Pacífico

Segundo a agência espacial russa, os pedaços que restaram da explosão não causaram nenhum risco para as pessoas em solo. “Os fragmentos não combustíveis da nave de carga afundaram em uma região não navegável do Oceano Pacífico”, afirmou a Roscosmos.

Com essa missão finalizada, a agência já se prepara para lançar o próximo cargueiro espacial russo. Intitulada Progress MS-16, a nave deve partir do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, no próximo dia 17, levando novamente 2,5 toneladas de suprimentos até a ISS.

Roupas, água potável, combustível, nitrogênio, suprimentos sanitários e higiênicos, alimentos frescos e diferentes tipos de equipamentos são alguns dos itens que estarão em meio à carga espacial.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.