Vacinação contra covid-19 começa dia 25 de janeiro em São Paulo

1 min de leitura
Imagem de: Vacinação contra covid-19 começa dia 25 de janeiro em São Paulo
Imagem: Sinovac/Divulgação
Avatar do autor

O governador do estado de São Paulo João Doria anunciou, nesta segunda-feira (7), que a campanha de vacinação contra covid-19 terá inicio no dia 25 de janeiro de 2021. Profissionais de saúde, indígenas e quilombolas serão os primeiros a receber a CoronaVac, gratuitamente.

Imunizante escolhido, a vacina chinesa produzida pelo laboratório Sinovac, que tem o Instituto Butantan como parceiro no Brasil, ainda não finalizou a fase 3 do ensaio clínico, no qual a sua eficácia é testada. Após essa etapa, ela precisa ser liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para iniciar a aplicação na população.

Segundo Doria, a imunização contra o novo coronavírus em São Paulo será dividida em cinco fases. Ele afirmou também que a escolha do público-alvo da primeira etapa foi baseada na incidência de óbitos provocados pelo Sars-CoV-2 no estado.

Haverá cerca de 10 mil postos de vacinação em São Paulo.Haverá cerca de 10 mil postos de vacinação em São Paulo.Fonte:  Freepik 

Na fase inicial da campanha, a previsão é de que 9 milhões de pessoas sejam vacinadas, cada uma delas recebendo duas doses da CoronaVac. Quem faz parte dos três grupos receberá a primeira aplicação em 25 de janeiro e a segunda no dia 15 de fevereiro, conforme o cronograma.

Vacinação dos idosos

A primeira fase da vacinação contra covid-19 em São Paulo também terá a aplicação da CoronaVac nas pessoas com 75 anos de idade ou mais a partir do dia 8 de fevereiro (segunda dose em 15 de março). Já quem tem entre 70 e 74 anos receberá as doses nos dias 15 de fevereiro e 8 de março.

O cronograma divulgado pelo governo estadual prevê ainda a imunização das pessoas com 65 a 69 anos de idade em 22 de fevereiro e 15 de março e daqueles com 60 a 64 anos nos dias 1º e 22 de março. Serão 18 milhões de doses disponíveis nesta fase.

As demais etapas de aplicação da vacina, incluindo outras faixas etárias, serão anunciadas posteriormente.