Cápsula da SpaceX chega com sucesso à Estação Espacial Internacional

1 min de leitura
Imagem de: Cápsula da SpaceX chega com sucesso à Estação Espacial Internacional
Imagem: NASA TV

Pouco mais de um dia após o seu lançamento, a espaçonave Crew Dragon, da SpaceX, com quatro astronautas a bordo, chegou com sucesso à Estação Espacial Internacional (ISS) à 1h01 no horário de Brasília desta terça-feira (17), segundo a agência espacial norte-americana NASA.

Depois de acoplarem, os astronautas americanos Michael Hopkins, Victor Glover e Shannon Walker, e também o japonês Soichi Noguchi flutuaram em gravidade zero pela escotilha até o interior da ISS, onde foram recebidos com gritos e abraços pelos três membros da estação, dois russos e uma americana.

Quando o comandante Hopkins, da Crew Dragon, fez contato por rádio, a astronauta americana a bordo da ISS exclamou: “Oh, que voz boa de se ouvir”, segundo a Associated Press. Logo depois, o proprietário da espaçonave, Elon Musk, tuitava na Terra: “Acoplamento confirmado - Crew Dragon chegou ao @space_station!”.

Um marco na história do transporte espacial privado

A viagem representou um marco para o transporte espacial privado. Pela primeira vez na história, astronautas da NASA utilizam um veículo comercial de uma empresa privada para chegar com segurança e confiabilidade ao espaço. A cápsula “Resilience” foi lançada por um foguete Falcon 9, quebrando a hegemonia de quase uma década, de voos russos com a Soyuz.

O sucesso do empreendimento aponta para uma realidade em que, em vez de dependerem de transporte “público” de espaçonaves, astronautas da NASA e outras agências espaciais, assim como eventuais turistas, poderão simplesmente comprar sua passagem num foguete comercial com destino ao cosmos.

Além do transporte dos quatros astronautas até a ISS, a Space X já tem dois voos tripulados, também em parceria com a NASA, agendados para o ano que vem. Além disso, serão feitas mais quatro missões nos próximos 15 meses, todas para o reabastecimento da Estação Espacial.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.