O foguete Falcon 9 da SpaceX passou pelos últimos testes esta semana e está pronto para levar, neste sábado (14), três astronautas da NASA e um da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) para a para a Estação Espacial Internacional (ISS). Se o tempo ajudar, a decolagem deve acontecer às 21h49 (horário de Brasília); se não, o lançamento será transferido para domingo, às 21h27 (horário de Brasília).
A bordo estarão da SpaceX estarão os astronautas da agência espacial americana Michael Hopkins, Shannon Walker e Victor Glover, além de Soichi Noguchi, da JAXA. Os quatro se juntarão aos três membros da Expedição 64 para uma missão científica de seis meses.
Nossos vídeos em destaque
Os astronautas da missão Crew-1 (a partir da esquerda): Shannon Walker, Victor Glover, Michael Hopkins e Noguchi.
O voo entre o Kennedy Space Center, na Flórida, e a ISS deve durar cerca de oito horas, quando deverá acoplar na estação. Um dos astronautas, porém, deve retornar à Crew Dragon para “dormir no carro”: a estação só tem seis dormitórios. Por isso, Hopkins (que é o comandante da tripulação da Crew Dragon) terá que dormir no "estacionamento" da ISS.
Foguete descerá no mar
Depois da separação da Crew Dragon, a SpaceX vai tentar pousar o primeiro estágio do Falcon 9 na plataforma Just Read the Instructions ("Somente leia as instruções"), estacionada no Oceano Atlântico.
O Falcon 9 está em uma plataforma do Centro Espacial Kennedy desde terça (10).
A NASA certificou a SpaceX, no último dia 10 de novembro, para missões operacionais da tripulação em uma “ponte espacial” entre a Terra e a ISS. Segundo a empresa, o voo de sábado é o primeiro de três programadas até fins de 2021.
A SpaceX vai começar o streaming direto do Centro Espacial Kennedy, quatro horas antes da ignição dos motores do Falcon 9, no seu site e no canal no YouTube. A NASA também vai transmitir o lançamento.
)
)
)
)
)
)
)