Ciência

Astrônomos descobrem super-Terra em órbita semelhante à terrestre

O planeta, que orbita uma estrela 10 vezes menor que o Sol, foi localizado graças a um evento raro

Avatar do(a) autor(a): André Luiz Dias Gonçalves

12/05/2020, às 18:00

Astrônomos descobrem super-Terra em órbita semelhante à terrestre

Fonte:  NASA JPL Caltech/Reprodução 

Imagem de Astrônomos descobrem super-Terra em órbita semelhante à terrestre no tecmundo

Um exoplaneta de órbita comparável à da Terra, localizado a cerca de 25 mil anos-luz de distância, em direção ao centro da galáxia, foi descoberto por astrônomos da Universidade de Canterbury, na Nova Zelândia, em uma detecção rara. Ele possui cerca de quatro vezes a massa do nosso planeta.

A descoberta da nova super-Terra, ainda não nomeada, se deu por meio de um método conhecido como microlente gravitacional. Nesta técnica, observa-se a distorção temporária de luz causada por uma estrela passando em frente a outra, o que permite revelar outros planetas ou estrelas próximas. Mas isso é raro de acontecer.

De acordo com o astrônomo Antonio Herrera Martin, um dos autores do estudo, a chance de descobrir um planeta por meio deste método é de uma em um milhão, e por isso eles tiveram sorte. Ele explica ainda que se o planeta fosse menor, estivesse em outra direção ou posição, seria altamente improvável a sua observação.

O novo planeta descoberta possui algumas características parecidas com as da Terra.O novo planeta descoberta possui algumas características parecidas com as da Terra.

Este evento foi observado pela primeira vez em 2018, por meio de telescópios instalados no Chile, na Austrália e na África do Sul, sendo identificado como OGLE-2018-BLG-0677. Desde então, a equipe comandada por Martin passou a estudá-lo, até ter certeza da descoberta, publicada na última quinta-feira (7), no The Astronomical Journal.

As características da nova super-Terra

O planeta rochoso descoberto pelos astrônomos neozelandeses possui 3,96 vezes a massa da Terra, conforme as estimativas. Ele orbita uma pequena estrela, com cerca de 10% do tamanho do Sol, o que deixa os pesquisadores em dúvida se ela seria uma estrela ou uma anã-marrom.

Ele está localizado de 0,63 a 0,72 unidades astronômicas desta estrela, o equivalente à distância entre Vênus e o Sol. Outro detalhe é que o ano nesta super-Terra tem duração de 617 dias, tempo gasto por ela para completar uma órbita em torno da diminuta estrela.


Avatar do(a) autor(a): André Luiz Dias Gonçalves

Por André Luiz Dias Gonçalves

Especialista em Redator

Jornalista formado pela PUC Minas, escreve para o TecMundo e o Mega Curioso desde 2019.