Astrônomos descobrem super-Terra em órbita semelhante à terrestre

Imagem de: Astrônomos descobrem super-Terra em órbita semelhante à terrestre
Imagem: Pixabay

Um exoplaneta de órbita comparável à da Terra, localizado a cerca de 25 mil anos-luz de distância, em direção ao centro da galáxia, foi descoberto por astrônomos da Universidade de Canterbury, na Nova Zelândia, em uma detecção rara. Ele possui cerca de quatro vezes a massa do nosso planeta.

A descoberta da nova super-Terra, ainda não nomeada, se deu por meio de um método conhecido como microlente gravitacional. Nesta técnica, observa-se a distorção temporária de luz causada por uma estrela passando em frente a outra, o que permite revelar outros planetas ou estrelas próximas. Mas isso é raro de acontecer.

De acordo com o astrônomo Antonio Herrera Martin, um dos autores do estudo, a chance de descobrir um planeta por meio deste método é de uma em um milhão, e por isso eles tiveram sorte. Ele explica ainda que se o planeta fosse menor, estivesse em outra direção ou posição, seria altamente improvável a sua observação.

O novo planeta descoberta possui algumas características parecidas com as da Terra.O novo planeta descoberta possui algumas características parecidas com as da Terra.Fonte:  NASA JPL Caltech/Reprodução

Este evento foi observado pela primeira vez em 2018, por meio de telescópios instalados no Chile, na Austrália e na África do Sul, sendo identificado como OGLE-2018-BLG-0677. Desde então, a equipe comandada por Martin passou a estudá-lo, até ter certeza da descoberta, publicada na última quinta-feira (7), no The Astronomical Journal.

As características da nova super-Terra

O planeta rochoso descoberto pelos astrônomos neozelandeses possui 3,96 vezes a massa da Terra, conforme as estimativas. Ele orbita uma pequena estrela, com cerca de 10% do tamanho do Sol, o que deixa os pesquisadores em dúvida se ela seria uma estrela ou uma anã-marrom.

Ele está localizado de 0,63 a 0,72 unidades astronômicas desta estrela, o equivalente à distância entre Vênus e o Sol. Outro detalhe é que o ano nesta super-Terra tem duração de 617 dias, tempo gasto por ela para completar uma órbita em torno da diminuta estrela.