Zoo de Nova York tem tigre infectado com a covid-19

1 min de leitura
Imagem de: Zoo de Nova York tem tigre infectado com a covid-19
Imagem: Instagram/bronxzoo

Em março, oficiais de saúde da Bélgica detectaram que um gato doméstico foi contaminado pelo coronavírus responsável pela covid-19. O bichano começou a apresentar problemas respiratórios 1 semana depois que seu dono foi diagnosticado com a doença. Apesar de a transmissão homem-animal ser rara, outro felino recebeu o positivo para o vírus: a tigre-de-málaca Nadia, do zoológico do Bronx, em Nova York.

Acredita-se que esse seja o primeira caso de contaminação animal em território norte-americano pelo novo coranavírus. Além de Nadia, outros 6 felinos também apresentaram problemas respiratórios, principalmente tosse seca. Ainda não se sabe como os animais foram infectados, mas a maior probabilidade é que um tratador assintomático tenha sido o portador do vírus.

Um dos tigres-de-málaca do zoológico do BronxUm dos tigres-de-málaca do zoológico do BronxFonte:  Instagram/bronxzoo 

Os primeiros sintomas começaram a aparecer no final de março. Apesar de o atual coronavírus já ter sido detectado em outros animais, os especialistas apontam que eles não desenvolvem a doença como os seres humanos e não correm o risco de se tornar transmissores. “Testamos o felino com muita cautela e garantimos que qualquer conhecimento que adquirirmos sobre a covid-19 irá contribuir para a contínua compreensão mundial desse novo coronavírus", explicou o zoológico em comunicado.

Além de Nadia, sua irmã Blue, dois tigres-siberianos e três leões estão com sintomas da doenças. Os responsáveis pelo zoo acreditam que eles irão se recuperar totalmente em breve. Além da tosse, eles também apresentaram diminuição do apetite, mas continuam interagindo normalmente com seus tratadores. O local está fechado, bem como outros semelhantes na cidade de Nova York, a mais afetada pela pandemia nos Estados Unidos. Além disso, os animais infectados estão isolados de outros felinos para evitar o contágio entre eles.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.