O que esperar da CES 2013?

6 min de leitura
Imagem de: O que esperar da CES 2013?

Entre os dias 8 e 11 de janeiro acontece a maior feira de tecnologia do mundo, a CES. Neste ano, uma série de novidades deve ser apresentada durante o evento. Isso vale para os mais diversos segmentos da tecnologia, incluindo smartphones, tablets, games e câmeras. Está curioso para saber o que esperar desse evento? Então confira nossas expectativas agora mesmo.

Smartphones

Um dos principais focos da CES é o mercado de smartphones. Um grande número de consumidores aproveita o momento para decidir quais serão os seus próximos aparelhos, por isso algumas empresas utilizam o evento para demonstrar suas armas. Mas é provável que várias fabricantes passem pela CES sem grandes novidades.

Nos últimos anos, tornou-se comum a prática de criar eventos próprios para anunciar os grandes flagships. Isso inclui Samsung, Nokia, Motorola e várias outras empresas, que devem deixar o espaço da Consumer Electronics Show para as fabricantes menores, como ZTE e Huawei (há grandes chances de que ambas mostrem produtos de muita qualidade).

(Fonte da imagem: Divulgação/Huawei)

E todos os grandes nomes da feira devem possuir algumas características em comum: telas com muito mais qualidade do que as utilizadas pelos aparelhos atualmente. Há grandes probabilidades de que os principais smartphones da CES 2013 sejam apresentados com tela Full HD (1080p), oferecendo melhor qualidade para os consumidores que querem jogos e filmes em seus celulares.

Ainda em relação às telas, é possível que elas sejam maiores e estejam próximas das cinco polegadas. Por fim, conexões 4G LTE e espessuras menores devem fazer com que os smartphones chamem a atenção dos consumidores.

Tablets

Sempre que chegamos ao começo do ano, pensamos se veremos algum grande candidato posto de "iPad Killer" (termo que era utilizado quando o aparelho da Apple foi criado e começou a dominar o mercado de  tablets). Até o momento, ainda não encontramos nenhum aparelho que conseguisse essa marca, mas a CES pode mostrar algumas opções.

Diversos aparelhos com Android devem ser mostrados na CES, o que inclui alguns tablets que dificilmente chegarão ao mercado brasileiro. A Samsung já mostrou seus mais recentes projetos e a Apple não participa das conferências na CES, por isso as atenções devem ficar voltadas à Sony, Asus e às empresas de menor porte.

(Fonte da imagem: Reprodução/Android Community)

Independente da marca, apostar em processadores quad-core, baterias "day-long"(que duram o dia todo) e preços mais baixos do que o iPad (seguindo os padrões da Google com o Nexus 7 e da Amazon com o Kindle Fire) não seria uma aposta ruim. Tudo isso ainda deve surgir com o sistema operacional Android 4.2 Jelly Bean.

Mas não é somente de Android que vive a CES 2013. Vários aparelhos com o Windows RT devem ser mostrados nos corredores da feira. Nesse caso, devemos ver também vários aparelhos híbridos, com teclados destacáveis para garantir um melhor acesso para os consumidores que ainda estão iniciando nesse mundo dos portáteis.

Notebooks

Os recentes números de vendas do sistema operacional Windows 8 (menos de três meses após o lançamento) deixaram as fabricantes de notebooks com um pouco de receio para 2013. Não se sabe se vale realmente a pena apostar no sistema operacional para aproveitar os recursos que ele oferece ou se é melhor esperar para ver se o mercado se reanima.

Mesmo assim, há vários aparelhos de qualidade que devem surgir durante a CES deste ano. Sony, Asus, Samsung e Lenovo são algumas das empresas que mais prometem qualidade para os seus computadores portáteis. Isso vale tanto para os notebooks quanto para os ultrabooks, que devem continuar sendo fabricados e atingindo bons volumes no mercado.

(Fonte da imagem: Reprodução/ASUS)

É possível que várias empresas anunciem notebooks com telas sensíveis ao toque, mas isso de uma maneira muito mais racional do que aconteceu na IFA do ano passado. Por essa razão, o número de modelos com a funcionalidade deve ser realmente reduzido.

Por outro lado, podemos apostar bastante em equipamentos híbridos. Assim como falamos em relação aos tablets, os notebooks com tela destacável devem ter algum destaque na feira.

Televisões

Não existe CES sem uma boa quantidade de televisores com recursos inovadores. E neste ano os destaques devem estar nas altíssimas resoluções das telas UltraHD (que anteriormente eram chamadas de 4K). Diversas empresas devem chegar a Las Vegas com televisões que atendam a esse novo padrão, buscando ultrapassar a marca das 80 polegadas.

(Fonte da imagem: Reprodução/LG)

Quem deve voltar a fazer parte da feira é o OLED. Há rumores de que a Sony será uma das primeiras empresas a colocar o OLED em suas telas de altíssima definição, tentando alcançar mais qualidade nas cores reproduzidas pelos displays. Samsung, Sharp e LG são outras fabricantes que devem apresentar seus novos modelos no evento (talvez não com telas OLED).

E em comum, todos os aparelhos devem ter alguns elementos que já foram novidades surpreendentes em edições anteriores da CES: conectividade com a internet e recursos 3D. Controles por voz e gestos também podem aparecer em alguns aparelhos.

Jogos

A primeira versão do Xbox foi apresentada pela Microsoft durante a CES de 2001. Depois disso, o evento não foi palco de grandes revelações das três maiores fabricantes de consoles do mundo (Sony, Nintendo e Microsft). Mesmo assim, os gamers podem esperar bons frutos da CES deste ano, assim como aconteceu no ano passado.

(Fonte da imagem: Divulgação/Razer)

Mesmo sem os novos consoles, espera-se que equipamentos especiais para os aficionados por jogos sejam mostrados com bastante qualidade. o Razer Fiona deve voltar a ser foco na CES 2013, mostrando que tablets podem realmente ter hardware poderoso e botões mais anatômicos para o controle dos jogos executados.

Outra empresa que pode ganhar bons pontos é a Valve. Mesmo sem apresentar o tão esperado Steambox, é bem possível que várias empresas menores divulguem suas versões para a plataforma. Com isso, os consumidores devem ter opções que chegam muito perto de serem híbridas entre computador e video game.

Por fim, é possível que vejamos novidades interessantes para os games portáteis. Ao que tudo indica, a NVIDIA só vai mostrar o processador Tegra 4 durante a MWC, que acontece no final de fevereiro. Mesmo assim, há especulações de que a empresa fabricante de chips pode dar uma pequena mostra do poder dos novos processadores já durante a CES.

Áudio e vídeo

A tendência para os equipamentos de áudio deste ano está nas conexões wireless. Sem precisar de cabos para conectar smartphones, tablets e outros portáteis aos alto-falantes, a reprodução de áudio torna-se muito mais simples e versátil. A Samsung já apresentou alguns desses equipamentos e outras empresas devem fazer o mesmo nos próximos dias.

(Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

Quanto aos equipamentos de reprodução de vídeo, podemos esperar novos modelos de players de Blu-ray com compatibilidade 3D e também com conectividade com a internet. É bem provável que os sistemas da Gracenote estejam presentes nesses aparelhos.

Câmeras e filmadoras

Para este ano não há grandes especulações em relação às filmadoras digitais. Talvez algumas empresas aproveitem o bom momento da GoPro (que acabou de chegar à nova versão) para anunciarem equipamentos similares. Também devem surgir alguns modelos com capacidade UltraHD, mas ainda em caráter experimental.

(Fonte da imagem: Reprodução/Digicam Info)

Em relação às câmeras digitais, podemos esperar novos modelos sendo apresentados com o sistema operacional Android, assim como aconteceu na IFA do ano passado. Novos sensores devem oferecer também mais qualidade às imagens capturadas, tanto para as compactas quanto para as mais avançadas.

Automóveis

Como vem acontecendo há alguns anos, algumas empresas devem aproveitar a CES para mostrar alguns novos recursos para carros. É claro que não estamos falando de veículos com motores superpotentes, mas inovações tecnológicas para eles. Isso deve incluir motores elétricos, sistemas HUD e vários outros sistemas eletrônicos.

.....

Essas são as previsões do Tecmundo para a CES 2013. Aqui no Tecmundo você confere tudo o que acontece, por isso fique ligado e não perca nenhum detalhe.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.