Área 42: como aumentar o sinal WIFi da sua casa com uma garrafa Pet [vídeo]

3 min de leitura
Imagem de: Área 42: como aumentar o sinal WIFi da sua casa com uma garrafa Pet [vídeo]

A rede WiFi pode facilitar muito a nossa vida, desde que ela funcione corretamente. Algumas vezes a força do sinal não é suficiente para chegar até todos os cômodos da casa. O ideal sempre é procurar posicionar o roteador em um ponto central, e o mais alto possível para favorecer a propagação das ondas. Entretanto, nem sempre isso é possível.

Antes de investir em equipamentos caros e que talvez não consigam resolver o problema definitivamente, você pode tentar algo simples e barato que não vai tomar mais que alguns minutos do seu tempo.

Você sabia que aumentar o sinal da sua rede WiFi pode ser mais simples do que você imagina? No Área 42 de hoje nós vamos criar um amplificador de sinal utilizando uma garrafa PET, papel alumínio e um clipe de papel.

Lista de materiais

  •          Garrafa PET;
  •          Papel alumínio;
  •          Clipe de papel;
  •          Cola em bastão;
  •          Estilete, tesoura, alicate e cola quente.

As antenas dos roteadores são omnidirecionais, ou seja, elas transmitem o sinal para todos os lados. A ideia desse projeto é criar uma espécie de defletor que vai direcionar o sinal para os pontos em que a rede da sua casa pode não estar chegando com força suficiente.

Montando o defletor

A primeira parte da montagem é criar o defletor. Para isso, vamos cortar a garrafa PET com o estilete e remover a parte em que fica o rótulo. Esse local possui as dimensões exatas para a nossa antena, além de não possuir ranhuras ou dobras desnecessárias.

Feito isso, vamos dividir a parte ao meio: assim teremos material suficiente para construir dois defletores.

Agora vamos colar o papel alumínio na parte interna do plástico.

Para isso, basta passar a cola em bastão na parte interna do defletor e pressionar a peça sobre uma folha de papel alumínio. Cuidado para o plástico não envergar na hora da colagem!

Para prender as bordas de papel alumínio do lado externo, é possível utilizar um pouco de fita adesiva: isso deve dar um pouco mais de firmeza ao conjunto.

Suportes do defletor

Para construir os suportes do defletor, nós vamos utilizar clipes de papel, daqueles grandes. É só esticar o arame até que ele fique reto.

Depois, pegamos o alicate novamente e enrolamos o centro dele para que fique compatível com a antena.

Precisaremos fazer isso duas vezes.

Para prender os arames no defletor, vamos medir quatro furos, cerca de 1 cm a partir das bordas, e fazer um pequeno furo com o estilete.

Completamos o processo passando os dois arames pelos furos, um por cima e um por baixo.

O ideal é que a antena fique a aproximadamente 3 cm do centro do defletor.

Para finalizar, alguns pingos de cola quente em cada extremidade do arame devem ser suficientes para fixar bem o conjunto.

Pronto! Agora é só repetir o processo para as outras antenas do roteador.

Pode ser necessário regular a posição correta das antenas e direcionar o sinal para o lado que você quer ter mais intensidade. Vale lembrar que esse processo torna as antenas mais direcionais, ou seja, o sinal será mais concentrado em apenas uma direção.

Caso esse sistema não resolva os seus problemas, vale a pena dar uma olhada nesse artigo que mostra uma lista com 10 dicas para melhorar o sinal da rede WiFi.

Participe do Área 42

Você gostaria de participar do Área 42? Você pode fazer isso de duas maneiras. A primeira é enviando sugestões e ideias, e a segunda é enviando fotos de projetos que você construiu com o que mostramos aqui. Lembre-se de caprichar nas fotos e enviar junto o seu nome completo, idade e cidade.

Envie um email para: area42@gruponzn.com

Participação dos leitores

Veja o que nossos leitores já fizeram.

Paulo Henrique Vasconcellos e Gutierrez Telles - Araruama – RJ

Como fazer uma Portal Gun

Danúsio Júnior

Como fazer um amplificador de som portátil

Giovani Grockotzki

Como fazer um carregador de celular portátil

Como construir alto-falantes com um HD velho

João de Sales - Rancharia – SP

Como fazer um carregador de celular portátil

Luminária com garrafa pet, LED e vidro quebrado

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.