menu
Logo TecMundo
Ciência

Área 42: Como fazer uma Portal Gun – parte 1 [vídeo]

A arma de portais veio de um dos games mais famosos desta geração. Quem vai ter coragem de construir a sua?

schedule13/06/2013, às 18:24

Área 42: Como fazer uma Portal Gun – parte 1 [vídeo]Fonte:

Imagem de Área 42: Como fazer uma Portal Gun – parte 1 [vídeo] no site TecMundo

Se você acompanha o Tecmundo, certamente deve ter visto o vídeo Checkpoint: Missão Resgate, no qual uma equipe de heróis sai em busca da salvação do apresentador do programa, Danilo Amoroso, que havia sido sequestrado por criminosos inescrupulosos.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

No decorrer da aventura, um cientista entrega para os heróis uma arma que seria uma das principais ferramentas para o sucesso do resgate: uma Portal Gun, vinda diretamente de uma das séries de games mais famosas e divertidas de todas: Portal.

Essa arma foi construída especialmente para o filme, mas, como muita gente curtiu e pediu para que fizéssemos um modelo no Área 42, decidimos apostar nessa ideia.

O projeto é um pouco mais complicado do que aqueles que estamos acostumados a fazer, portanto decidimos dividi-o em duas partes. Na primeira, vamos construir o corpo da arma e preparar o “esqueleto” da Portal Gun para receber a parte eletrônica, que será adicionada na segunda parte do vídeo.

Clique aqui para ver a parte 2.

Vamos à lista de materiais?

Materiais

Corpo da arma

(Utilizado no primeiro vídeo.)

  • 1 joelho PVC de 150 mm;
  • 1 cap para canos PVC 100 mm;
  • 1 cap para canos PVC 75 mm;
  • 1 prolongador PVC 150 mm;
  • 1 luva para canos PVC 100 mm;
  • 1 redutor excêntrico PVC 100 x 75 mm;
  • 1 adaptador com flange 50 mm x 1,½”;
  • 1 tampa para ralo 100 mm;
  • 1 cano de PVC 100 mm com 25 cm comprimento;
  • 2 bolsas para bacia 100 mm;
  • 1 Mangueira transparente com aproximadamente 20 cm;
  • Cola epóxi;
  • Tinta spray preta;
  • 1 pote plástico transparente com fundo compatível a uma tampa de garrafa PET.

Corpo da arma – 2

(Utilizado no segundo vídeo.)

  • 12 palitos de sorvete;
  • 2 puxadores de gaveta;
  • 2 grampos de papel;
  • Braçadeiras de nylon preta;
  • Cabo de energia de PC na cor preta;
  • 2 grampos de roupa;
  • 3 caps PVC 15 mm;
  • Gel de cabelo transparente;

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

    Parte elétrica

    (Utilizado no segundo vídeo.)

    • 8 LEDs azuis;
    • 8 LEDs laranjas;
    • 4 resistores de 180 ohms ¼ W;
    • 4 resistores de 330 ohms ¼ W;
    • Fios de cobre;
    • 1 switch 3 tempos;
    • 1 clipe para bateria;
    • 1 bateria 9 volts.

    (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

      Além desses materiais, nós vamos precisar de algumas ferramentas como alicate, estilete e tesoura. Para cortar os canos, utilizamos uma microrretífica. Esse equipamento não é obrigatório, mas vai facilitar a vida na hora de cortar as peças.

      Para completar, também vamos precisar de uma boa quantidade de cola quente.

      Iniciando a preparação do material

      O primeiro passo da montagem é preparar o material para a construção do corpo da arma. Vamos separar os canos e marcar com um lápis os locais onde precisaremos cortar. Veja na imagem abaixo as peças posicionadas ao lado da Portal Gun original, utilizada no filme.

       O joelho de 150 mm será a parte de trás da arma, enquanto o cano de 100 mm será a parte principal do corpo da nossa Portal Gun. O redutor excêntrico deve ser conectado à luva de 100 mm, e esta ao adaptador com flange para formar a ponta da arma. A garrafa PET será o “vidro” presente no corpo da invenção.

      (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

      Marcando, medindo e cortando os canos

      Antes de cortar as peças, é preciso marcá-las com um lápis.

      A primeira peça que vamos preparar será o joelho de PVC de 150 mm. Precisaremos cortar a parte grande do encaixe, de modo a formar uma espécie de casulo que será a parte traseira da arma.

      Para isso, vamos traçar uma linha na parte lateral, cerca de 1 cm acima do início da abertura do cano. Essa linha reta deve seguir até o centro do cano, o local onde inicia a dobra. A partir desse ponto, essa linha deve ser levemente inclinada, terminando em um ponto próximo ao centro do bocal. Devemos repetir esse processo dos dois lados da peça.

      (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

      A próxima peça a ser marcada para o corte é o prolongador de 150 mm. Essa parte será a base frontal da arma, que possui duas pontas curvadas. Para facilitar a marcação e garantir que o desenho da peça seja uniforme dos dois lados, vamos pegar uma folha de papel sulfite, dobrá-la no meio e cortar o papel, de modo que ele fique parecendo com um coração.

      (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

      Depois disso, prendemos a folha no prolongador e marcamos as linhas seguindo os cortes do papel.

      (Fonte da imagem: Tecmundo)

      Para dar continuidade do processo, vamos iniciar a montagem do bico da arma.

      Vamos conectar a luva de 100 mm ao cano de PVC e, nela, o redutor excêntrico 100 x 75 mm. Feito isso, vamos marcar uma linha na ponta menor do redutor, medindo cerca de 2 cm a partir do início da parte mais estreita.

      (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

      O próximo passo é posicionar a parte da rosca do adaptador com flange sobre a parte de trás do CAP de 75 mm e marcar com o lápis o diâmetro da rosca. Essa parte também deverá ser cortada.

      (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

      A grelha para ralos deverá ser cortada para que possa ser adaptada no interior do bico da arma.

      (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

      Agora, com a luva 100 mm ainda conectada ao cano, vamos marcar alguns pontos com 1 cm de distância do início da parte mais elevada da luva. A partir daí, marcamos aproximadamente 18 cm no corpo do cano e riscamos. Vamos traçar mais duas linhas no corpo do cano, sendo uma de cada lado, distantes aproximadamente 14 cm uma da outra.

      (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

      É importante notar que, na hora de cortar esse cano, é preciso que a luva de 100 mm e o redutor excêntrico estejam conectados a ele, pois o corte deverá ser feito simultaneamente em todas as peças para que tudo se encaixe perfeitamente na hora da montagem.

      Para completar a sessão de cortes, vamos fazer um furo na parte de trás da arma, aquela que parece um casulo. Esse furo deve ser do tamanho de uma tampa de garrafa PET e se localizar-bem no centro da peça.

      (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

      Depois de cortar todas as peças, o nosso resultado deve ser parecido com este:

      (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

      Montando o bico da arma

      Vamos iniciar a montagem da arma pelo bico. O primeiro passo é colar as partes do adaptador com flange: um pouco de cola para canos deve ser suficiente para manter a borracha e o segundo disco no lugar.

      (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

      Em seguida, passamos mais um pouco de cola sobre a parte de trás do segundo disco e colamos o CAP de 75 mm que cortamos anteriormente. Para garantir que tudo fique firme, vamos prender a rosca que acompanha o adaptador.

      (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

      Depois de montar essa parte, vamos inserir a tampa da grelha no interior do cano. Basta passar um pouco de cola no interior da peça e inserir a grelha até o fundo que, se você deixou com o mesmo diâmetro da abertura do cano, deverá ficar presa no lugar com facilidade.

      (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

      Importante: como a variedade de tipos de canos é muito grande e alguns podem ser ligeiramente diferentes, uma emenda de cano de 75 mm pode ser necessária para prender o bico da arma no redutor de 100 x 75 mm.

      (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

      Montando o corpo da arma

      As duas peças principais que compõem o corpo da arma são o cano de 100 mm e a luva para cano de 100 mm. Como ambos já estão cortados, basta passar um pouco de cola em cada uma das partes e prender tudo muito bem.

      (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

      Depois disso, vamos iniciar a montagem dos dois suportes que serão posicionados no interior da arma para segurar o tubo iluminado.

      (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

      Para isso, pegamos as duas bolsas para bacia de 100 mm e as cortamos no meio, deixando dois discos com aproximadamente 3 cm de largura cada um.

      (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

      Em seguida, vamos misturar um pouco de cola epóxi para moldar os suportes. Com a massa já pronta, vamos posicionar o disco sobre um plástico e preencher o seu interior com a massa. Como a mangueira que iremos utilizar possui o mesmo diâmetro de uma tampa de garrafa PET, aproveitaremos a tampa para abrir um buraco no meio da massa.

      (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

      Devemos repetir esse processo com o segundo disco plástico e esperar a massa secar completamente antes de prosseguir com a montagem.

      Para prender a parte de trás no corpo da arma, vamos utilizar o CAP de 100 mm. Ele será preso ao “casulo” com muita cola quente.

      (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

      Para fazer isso, vamos posicionar a peça no interior do casulo e prendê-la com fita crepe. Com a peça firme, vamos derramar uma boa quantidade de cola quente em torno dela para fixar tudo no lugar.

      (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

      Preparando-se para a montagem do corpo da arma

      Antes de iniciar a montagem definitiva do corpo da arma, é preciso pintar as peças com tinta preta. Vamos colorir o cano de PVC, que é o corpo principal da arma, o bico, os dois suportes para a mangueira e o CAP de 100 mm que já está preso à parte de trás da arma.

      Veja como tudo vai ficar.

      Veja o que acontece quando você não espera a tinta secar direito! (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

      Montando o corpo da arma

      Com todas as peças preparadas, podemos partir para a montagem definitiva da Portal Gun.

      Para iniciar a montagem, vamos cortar a garrafa PET, deixando-a com o tamanho um pouco maior que a janela que abrimos no cano de PVC. Depois, faremos um corte no meio para que seja possível ajustar o tamanho da peça dentro do cano.

      (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

      Deveremos introduzir essa parte dentro do cano junto com os dois suportes para a mangueira de iluminação, pois os suportes também servem para fixar o plástico transparente. Desse modo, devemos posicionar os dois suportes dentro do plástico transparente e, depois, tudo dentro do cano da Portal Gun.

      (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

      Com todas as partes posicionadas no lugar, vamos fixar tudo com cola quente.

      (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

      Assim que a cola secar, vamos passar a mangueira pelos suportes e também fixá- com uma boa quantidade de cola quente.

      (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

      Agora precisamos preparar a área iluminada que fica na parte de trás da arma. Para isso, vamos pegar o pote plástico pequeno, cortar o fundo e posicioná-lo na abertura. Mais um pouco de cola quente para fixar a peça e pronto.

      (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

      Para finalizar, basta encaixar a parte de trás da arma no corpo da arma. O bico também pode ser encaixado em seguida.

      Importante: caso o bico da arma não encaixe perfeitamente no corpo do cano de PVC depois que o suporte da mangueira for colocado no lugar, você pode diminuir um pouco o diâmetro do bico para que ele possa ser preso no local.

      Veja como ficam as armas lado a lado.

      (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

      No próximo Área 42, nós vamos construir a parte elétrica da Portal Gun, incluindo a iluminação e os detalhes finais da peça.

      Participe do Área 42

      Você gostaria de participar do Área 42? Você pode fazer isso de duas maneiras. A primeira é enviando sugestões e ideias, e a segunda é enviando fotos de projetos que você construiu com o que mostramos aqui.

      Lembre-se de caprichar nas fotos e enviar junto o seu nome completo, idade e cidade. Se o seu projeto for escolhido, ele poderá aparecer no Área 42.

      Envie um email para: area42@gruponzn.com

      Participação dos leitores

      O Higor Lamounier Ferreira, de Itapecerica, em Minas Gerais, decidiu criar o sistema de LEDs que dança conforme a música. Em vez de utilizar jarros com água colorida, ele criou um painel que organiza todos os LEDs em paralelo.

      (Fonte da imagem: Higor Lamounier Ferreira)

      O Alex Amaral seguiu as nossas dicas e montou um suporte para notebooks conforme mostramos aqui. A diferença é que ele colocou dois coolers no centro para garantir máxima refrigeração.

      (Fonte da imagem: Alex Amaral)

      O Lucas Barroso levou a sério a ideia de criar um pendrive modificado e utilizou um carrinho de brinquedo para criar o pendrive mais maluco que já vimos.

      (Fonte da imagem: Lucas Barroso)

      O Matheus Veras Caldas curtiu a ideia do PC na parede e decidiu criar a sua própria versão.

      (Fonte da imagem: Matheus Veras Caldas )

      .....

      Como recebemos muitas mensagens dos leitores todos os dias, é difícil responder a todo mundo. Porém, todas elas são lidas, e sempre tentamos ajudar quando alguém possui dúvidas envolvendo os projetos. Caso você tenha enviado imagens de algum projeto e ele ainda não tenha aparecido por aqui, fique tranquilo, pois a qualquer momento a sua contribuição pode ser escolhida.

      Clique aqui para ver a parte 2.