The BRIEF

Abocanhando espaço dos smartphones Android, Apple anota crescimento nos EUA

Análise do comScore mostra que, entre as fabricantes com dispositivos Android, apenas Samsung teve crescimento tímido no último trimestre; Apple subiu 1,8% no mesmo período

04/08/2015, às 09:06

Abocanhando espaço dos smartphones Android, Apple anota crescimento nos EUA

Fonte: comScore

Imagem de Abocanhando espaço dos smartphones Android, Apple anota crescimento nos EUA no tecmundo

Mesmo frente a concorrentes de peso na região asiática e encarando uma popularização do recente Lollipop entre os dispositivos com o sistema da Google, a Apple não parece se intimidar jogando em casa e anota um crescimento no mercado mobile norte-americano. No ritmo inverso de muitos de seus concorrentes nos EUA, a empresa subiu 1,8% em sua participação no segmento de março a maio deste ano, chegando a 43,5% dos cerca de 189,7 milhões de smartphones do país.

Os números fazem parte do relatório mais recente publicado pelo comScore e compara a performance das principais companhias do ramo em relação ao trimestre anterior. Enquanto a quantidade de iPhones sobe, os aparelhos com Android registram uma queda de 0,7% – apesar de o sistema ainda se manter na liderança, com 52,1%. Das marcas que optam por equipar seus produtos com a plataforma aberta, somente a Samsung (28,7%) subiu, embora o crescimento de 0,1% não mostre um impacto relevante da família Galaxy S6 em sua estreia.

Galeria 1

Outras grandes do setor não tiveram a mesma sorte e amargaram retração, como a LG, que mesmo se mantendo na terceira posição de vendas nos EUA amargou uma queda de 0,1 % absoluto, ficando com 8,2% do mercado. As fabricantes logo abaixo da sul-coreana também viram sua participação retrair, com a Motorola (4,9%) anotando redução de 0,2% e a HTC (3,5%) fechando a lista das cinco mais influentes caindo 0,3%. A expectativa é que essas porcentagens se agitem ainda mais com a proximidade do lançamento do iPhone 6s.

Porém, os verdadeiros sofredores com toda essa história são qualquer sistema que não tenha iOS ou Android no nome, já que a dupla dinâmica concentra nada menos do que 95,6% de todo mercado de smartphones nos Estados Unidos. Com a nova versão ainda não lançada oficialmente, a Microsoft vê seu Windows Phone cair 0,5%, anotando modestos 3% de participação. Anões, mas ainda presentes no mercado, BlackBerry (1,3%) desceu 0,5% e o ancião Symbian se segura na tabela com 0,1%.

undefined

Adicionalmente, os dados divulgados pelo comScore mostram que o Facebook ainda domina o mercado de apps na terra do Tio Sam. O aplicativo oficial da rede oficial segue em primeiro lugar, com 70,2% de alcance entre os usuários acima de 18 anos que utilizam celulares com sistema iOS ou Android. Seu Facebook Messenger não deixa por menos e entra no Top 3 com 52,4%, bem próximo do segndo lugar, ocupado pelo YouTube (59,1%).

Será que o sistema da Apple vai ultrapassar o Android com o lançamento de novas versões do iPhone? Deixe seu comentário no Fórum do TecMundo!