A Apple anunciou através de um comunicado à imprensa que vai investir cerca de R$ 5,5 bilhões ( 1,7 bilhões) na construção de dois datacenters na Europa. Um deles ficará em Athenry, na Irlanda, e o outro em Viborg, na Dinamarca. Ambos devem ser os centros de processamento de dados de todos os clientes europeus da empresa, especialmente no que diz respeito ao iTunes, iMessage e Siri.

Esses datacenters devem começar a funcionar até 2017, e Apple espera ajudar as comunidades próximas. Na Irlanda, haverá parcerias com escolas locais para o uso de espaços de aprendizagem ao ar livre, como trilhas e outros. Na Dinamarca, a empresa espera ajudar a aquecer lares vizinhos com o excesso de calor liberado pelos servidores.

As duas instalações funcionarão 100% com energia renovável

Os dois centros terão 166 mil m² de área, e a companhia espera empregar vários funcionários locais na construção e, depois, na manutenção das instalações. Além disso, somente eletricidade renovável será usada nessas duas instalações. “Nós agradecemos pelo sucesso contínuo da Apple na Europa e estamos orgulhosos do fato de nosso investimento apoiar comunidades pelo continente”, disse Cook através do comunicado.

Outro detalhe que a empresa fez questão de destacar é que ela já emprega mais de 18,3 mil pessoas em 19 países europeus. Fora isso, a criadora dos iPhones gastou também mais de 7,8 bilhões com companhias europeias em 2014. Com esses dados, a empresa espera ser mais bem recebida pelos governos europeus quando o assunto é imposto.

Cupons de desconto TecMundo: