iPhone 4G: boatos e possibilidades

6 min de leitura
Imagem de: iPhone 4G: boatos e possibilidades

Durante semanas, todos os holofotes do mundo da tecnologia estavam voltados para o iPad, o novo tablet da Apple. Primeiro foram as especulações, seguidas pelo o fatídico 27 de janeiro e , depois, os comentários e reviews.

O tablet roubou espaço no palco, mas agora é hora de dar a vez para os outros gadgets da maçã. Já é começo de fevereiro e, em breve, o iPhone deve evoluir.

Tablet de um lado, tablet do outro e todo mundo se esqueceu do smartphone da Apple. No mercado dos celulares inteligentes, a Google já fez a sua aposta e lançou o Nexus One. Qual será a resposta de Cupertino a tamanha provocação?

Em meio aos milhares de rumores sobre o iPad, uma ou outra notícia mencionava boatos sobre o iPhone 4G, a próxima geração do smartphone da Apple. Embora tímidos, os boatos sobre o novo iPhone existem e, muitos deles, podem ser reais.

iPhone 4G

Mockup: Isamu Sanada

Quando?

Embarque na máquina do tempo. O primeiro iPhone foi apresentado no dia 9 de janeiro de 2007 e lançado seis meses depois, em junho. O iPhone 3G e o 3GS foram lançados, respectivamente, em julho de 2008 e junho de 2009. A história se repete e é muito provável que o iPhone 4G seja lançado em meados de 2010.

De acordo com o website francês Challenges.fr, é possível que o lançamento aconteça já em maio, devido ao smartphone da Google, que deu as caras por aí. Mas será que a Apple ficou tão apavorada com o Nexus One a ponto de quebrar sua tradição? O boato dos franceses é isolado e não tem muita fundamentação. A grande aposta é que o iPhone 4G venha ao mundo em junho/julho deste ano.

4G

A conexão 3G abriu novos horizontes para os usuários de smartphone. Enviar e receber dados que vão além de uma simples mensagem de texto ou voz foi um grande passo. Não satisfeitos, os entusiastas e especialistas estão loucos para que, com o iPhone 4G, seja lançada uma nova geração de celulares que promete velocidade e possibilidades ainda maiores.

Verizon

A ideia é que a Apple poderia usar a rede 4G da norte americana Verizon. Embora já em funcionamento, a rede não está completamente pronta para receber um grande número de usuários, como aconteceria caso o iPhone fosse 4G. Apesar das especulações e do desejo de evolução, é pouco provável que o iPhone 4G ofereça suporte para a rede 4G - pelo menos por enquantoEntranhas

Para alguns consumidores, ter uma nova câmera e um visual bonitinho já é mais do que suficiente para a atualização do iPhone. No entanto, para muitos outros, o processador ou chip gráfico utilizado no smartphone pode ser determinante.

Segundo o jornal KoreaTimes, o iPhone 4G terá um processador multinucleado ARM Cortex-A9, com velocidade superior a 2GHz. Outra possibilidade seria utilizar os novos chips da Apple, do mesmo tipo implementado no iPad. As intenções de Steve Jobs em relação aos processadores da empresa ainda não são claras.

O que pode ter dentro do iPhone?

É seguro afirmar que a capacidade de armazenamento deve dobrar no novo iPhone 4G. Tanto a Samsung quanto a Toshiba já oferecem opções de pequenos chips de 64GB, que devem ser mais do que suficientes para armazenar games, aplicativos, fotos, músicas e o que mais você quiser. O iPhone 4G deve esbanjar em armazenamento.

Quando o assunto é gráficos, o iPhone deve se manter na linha. A empresa que fornece os chips gráficos para o iPhone 3GS, a Imagination Technologies, já apresentou uma nova versão do produto, o SGX545.

O chip vem com OpenGL 3.2 e OpenCL 1.0, rodando a 200MHz com suporte a DirectX 10.1 e saída HD. Embora não seja garantido que os chips da Imagination Technologies farão parte do próximo iPhone, as chances são grandes.Câmera frontal

Câmera frontal?

Crédito: Jesus Diaz

Os rumores do iPhone 3GS já indicavam uma possível câmera na parte da frente do aparelho, voltada para as famosas videoconferências. Já pensou poder não só conversar, mas ver seus amigos e familiares usando apenas um iPhone? Pois é, dentre as possíveis características do novo iPhone, lá está a câmera frontal. A probabilidade da Apple adotar a ideia continua sendo pequena, mas a esperança é a última que morreOLED

A tela OLED também foi um dos rumores para o iPhone 3GS. Um pouco a frente de seu tempo na época em que foi boato, hoje a tela OLED é uma atualização necessária. O Nexus One, principal ameaça ao iPhone do momento, traz uma belíssima tela AMOLED de 3.7" e resolução 480 x 800. Sendo assim, não seria muito esperto por parte da Apple deixar o iPhone 4 com  a tela LCD de 3.5" e resolução de 320x480.

Novidades a caminho?

Um aumento de resolução no iPhone 4G é imprescindível. Além de um novo hardware, os aplicativos da App Store também terão de ser reformulados. Afinal, uma boa parte dos títulos disponíveis foram criados com base na resolução 320x480.

Sensível ao toque

O MagicMouse foi o primeiro mouse multitouch do planeta tecnologia e, ao que tudo indica, o iPhone 4G poderá ser o primeiro smartphone com carcaça sensível ao toque. Isso mesmo, rumores dizem que a parte de trás e as laterais da nova versão do iPhone poderão ter uma função extra. O boato vem de Robert Chen, analista da Goldman Sachs.

Por enquanto, essa história de carcaça sensível ao toque não passa de uma hipótese remota. Por que você iria utilizar a parte de trás do iPhone para atender ao telefone ou escolher uma música quando você pode, simplesmente, usar a tela?

Bateria removível

O já mencionado KoreaTimes, jornal sul coreano, não falou apenas do provável processador do iPhone. A previsão é de que a quarta versão do aparelho tenha uma bateria removível. Essa possibilidade deixa qualquer um desconfiado, afinal, nenhum dos modelos anteriores do smartphone tinha esta característica.

Mockup do iPhone 4G

Mockup do novo iPhone

Além disso, todos os novos MacBooks da Apple trazem a bateria fixa, o que torna o boato do KoreaTimes ainda mais duvidoso. A não ser que a Apple tenha uma ideia genial e inovadora, a bateria do iPhone 4G deve permanecer intocada.

Câmera

É para bater de frente com o NexusOne ou para manter uma linha evolutiva? Ao que tudo indica, a nova câmera do iPhone terá resolução de 5 Megapixels. A OmniVision Technologies, atual fornecedora de sensores para iPhones, afirma ter recebido uma solicitação da Apple para a produção de sensores CIS de 5 Megapixels.

Mais do que uma simples necessidade do usuário, muitos dizem que a atualização na câmera é uma espécie de jogada de marketing. O usuário precisa saber que a câmera do smartphone possui 5 Megapixels e isso já o deixa satisfeito. Pois bem, Apple, satisfaça-nos!

LumiLEDS da Philips

Falando em câmera, vale mencionar um forte boato de que a câmera do iPhone 4G viria equipada com um poderoso flash de LED! Dizem por aí que a empresa teria encomendado milhões de lâmpadas LumiLEDs da Philips e estaria pronta para iluminar suas fotos mesmo quando as condições do ambiente não são das melhores.

Vídeo em alta definição

Uma investigação no SDK 3.2 do iPhone OS resultou em uma boa surpresa: a versão 2010 do aparelho suportará gravação de vídeo em alta definição. O codinome N89, usado para indicar o novo iPhone, traz uma lista de propriedades que reconhece vídeos coma té 1280 x 921 pixels de espaço total, o que equivale à resolução 1280 x 720 (HD 720p). Outro indício revela o reconhecimento do codec AVC 3.1, utilizado na gravação de material HD.

Tudo em uma coisa só

Na semana do lançamento do iPad, foi criada uma imagem contendo todos os boatos e possíveis características do produto. Tendo isso como base, o website francês Nowhere Else uniu alguns dos principais rumores sobre o iPhone 4G e os compilou na imagem a seguir.

Principais boatos

Vazou!

A iResQ, empresa especializada no conserto de iPhones, divulgou algumas imagens do que seria o iPhone 4G. De acordo com as imagens, o suposto novo iPhone aparenta ter cerca de 6mm a mais de comprimento do que seus antecessores. Enquanto o verdadeiro iPhone 4G não é lançado, as imagens da iResQ continuam sendo meros boatos. Verdade ou não, confira as fotos logo abaixo.

Supostas peças do novo iPhone.

Supostas peças do novo iPhone.

Quais são as suas apostas para a nova versão do smartphone da Apple? Quando o produto será revelado? Opinie à vontade!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.