Android: como instalar o launcher do Android Wear em seu dispositivo

3 min de leitura
Imagem de: Android: como instalar o launcher do Android Wear em seu dispositivo

AmpliarImagem coletada de um emulador da versão prévia do Android Wear. (Fonte da imagem: Reprodução/EnricoRos)

Há cerca de um mês, a Google anunciou o Android Wear, sistema operacional que deverá ser incorporado plenamente por determinados gadgets móveis em alguns meses. E a versão Beta do SO já está sendo disponibilizada a desenvolvedores (saiba mais aqui). Mas que tal testar uma prévia do Android Wear em seu smartphone?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Algumas opções não estão, naturalmente, disponíveis para os populares dispositivos inteligentes — comandos de voz, por exemplo, não podem ser utilizados neste preview. O modo de funcionamento da nova plataforma da Google para dispositivos vestíveis baseia-se no Google Now; monitorar notificações e executar ações simples são alguns dos principais recursos de Android Wear.

Aprenda agora a instalar o iniciador em seu smartphone e coloque algumas das opções oferecidas pelo sistema operacional dedicado a dispositivos wearables à prova. Mas lembre-se: este launcher nada mais é do que uma versão prévia do Android Wear e, justamente por isso, não deve ser utilizado como iniciador-padrão de seu smartphone.

Pré-requisitos

  • Android 4.4 KitKat ou superior instalado
  • Se você possui a versão Beta de Android Wear, desinstale-a

Passo 1 – Baixe e instale o APK

Disponibilizado pela equipe do site Android Police, o arquivo do launcher Android Wear pode ser baixado por meio de vários links – se o botão para download listado abaixo não funcionar, clique sobre as alternativas elencadas logo a seguir; o APK de nome “com.google.android.wearablepreview.app-KKWT-1077241.apk (Android 4.4+)” é que deverá ser descarregado em seu aparelho.

  • Alternativa 1, 2 e 3 de download

Fontes desconhecidas

Feito o download, a opção “Abrir” será exibida por seu aparelho. E para que a instalação do APK de Android Wear seja devidamente feita em seu smartphone, uma configuração de segurança deverá ser alterada. Em Configurações > Segurança, toque sobre a opção “Fontes desconhecidas” e permita assim que aplicativos baixados fora da Play Store sejam executados por seu aparelho.

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Ao habilitar seu KitKat a executar arquivos baixados de fontes externas, o APK de Android Wear vai solicitar acesso a diversos recursos de seu mobile. Toque então sobre “Próximo” e inicie a instalação do launcher ao clicar em “Instalar”.

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Passo 2 – Ative-o como app de tela inicial

Finalizada a instalação do APK, toque então sobre o botão “Home” de seu aparelho e selecione como aplicativo de tela inicial o Android Wear; as opções “Sempre” e “Só uma vez” vão ser exibidas – clique em alguma delas e comece a testar seu novo iniciador.

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Como funciona?

As opções oferecidas por Android Wear podem decepcionar quem busca um iniciador robusto. Acontece que o launcher em questão encontra-se não apenas em sua versão prévia; o SO é, sobretudo, uma interface dedicada ao gerenciamento de funções características de dispositivos vestíveis (como smartwatches). Dessa forma, somente recursos simples poderão ser testados por quem decidir experimentar este promissor iniciador:

Notificações

Alertas sobre notificações enviadas via email ou redes sociais, por exemplo, poderão ser exibidas pelo aplicativo de tela inicial Android Wear. Enviar respostas breves ou simplesmente ignorar as mensagens são também opções fornecidas por esta plataforma a mobiles vestíveis.

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Ações simples

Tire uma screenshot da tela de seu smartphone e consulte as opções oferecidas logo em seguida: compartilhe, delete ou visualize a imagem ao escorregar seu dedo para a lateral (a imagem abaixo, meramente ilustrativa, demonstra como o Android Wear deverá funcionar em relógios inteligentes).

(Fonte da imagem: Reprodução/BGR)

Controles nas pontas dos dedos

O Android Wear preza por comandos touch (assim como seu smartphone, naturalmente). Pode ser, contudo, que determinados comandos não funcionem adequadamente junto a seu KitKat. Deslize seu dedo para cima e para baixo para consultar algumas das opções disponíveis; execute ações ao consultá-las também por meio de comandos feitos sobre seu display e avalie o que esperar deste promissor sistema operacional da Google.

....

Importante salientar que o iniciador Android Wear não deve ser utilizado como launcher-padrão de seu smartphone. Conforme jé esclarecido pela Google, o protótipo do novo sistema operacional deverá ser implantado a dispositivos vestíveis (os relógios LG G Watch e Motorola Moto 360, por exemplo, são smartwatches que rodam este SO). Clique neste link e saiba mais sobre como o Android Wear deverá funcionar junto aos relógios inteligentes.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.