Saiba como alguns usuários usaram o WhatsApp sem VPN durante o bloqueio

1 min de leitura
Imagem de: Saiba como alguns usuários usaram o WhatsApp sem VPN durante o bloqueio

Você já deve ter percebido toda a tempestade de notícias que surgiram sobre o WhatsApp nas últimas horas. O aplicativo, após decisão judicial, foi bloqueado por 48 horas no Brasil — contudo, parece que ele já está funcionando normalmente

Para combater o cerceamento da comunicação, muitos usuários utilizaram apps de VPN (saiba como o que é VPN clicando aqui) para alterar a localização da conexão e o WhatsApp funcionar normalmente. Porém, outros usuários simplesmente não foram afetados pelo bloqueio, como nota o Olhar Digital, e continuaram normalmente utilizando o aplicativo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

De acordo com a assessoria do SindiTeleBrasil, isso acontece por causa de um motivo técnico. Para realizar todas as comunicações entre pessoas, o WhatsApp usa vários IPs (protocolos de internet), que são como "canais" de comunicação.

Quando o bloqueio foi instaurado, as operadoras, Vivo, TIM, Claro e Oi começaram a fechar estes canais. Contudo, o WhatsApp automaticamente busca outros IPs para manter a comunicação aberta, e isso abre precedente para a troca de mensagens continuar ativa em alguns smartphones.

Isso porque a ação das operadoras é como tentar bloquear um rio: a água sempre procura pequenos espaços para seguir o fluxo. A resposta também serve para hoje, quando o WhatsApp voltou lentamente a funcionar: as operadoras levam algum tempo para reativar os canais, então a mudança é gradual.

Você conseguiu acessar o WhatsApp durante o bloqueio? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.