Google Fonts: aprenda a baixar fontes gratuitamente através do serviço

1 min de leitura
Imagem de: Google Fonts: aprenda a baixar fontes gratuitamente através do serviço
Imagem: Webdesigner Depot
Avatar do autor

Equipe TecMundo

Quem trabalha com design sabe que uma boa fonte é a base para qualquer projeto gráfico de sucesso. Existem diversos sites construídos especialmente para servir como verdadeiros armazéns de tipografias diferentes, e um dos mais famosos deles é o Google Fonts. Como seu nome sugere, trata-se de um serviço criado pela Gigante das Buscas, e talvez seja justamente por isso que ele tem um catálogo tão diversificado.

Outro grande diferencial do Google Fonts é o fato de que ele trabalha exclusivamente com web fonts, ou seja, aquelas fontes que são licenciadas para uso em projetos online (como websites e qualquer tipo de peça publicitária digital). Elas são diferentes das desktops fonts, que você utiliza no Word para fazer um trabalho escolar, por exemplo. Isso facilita muito a vida de quem precisa de uma tipografia especial para seu blog ou sua página pessoal.

O que muita gente não sabe é que os arquivos hospedados no Google Fonts também podem ser baixados para seu computador e instalados na máquina, podendo ser usados normalmente em qualquer software de design ou editoração presente no PC. O primeiro passo para fazer isso é entrar no site oficial do serviço e escolher as fontes que você deseja baixar. Para isso, vá clicando nos botões “Add to Collection”.

Vale observar que o Google Fonts dispõe de várias ferramentas de filtragem para que você possa encontrar as fontes do jeitinho que quiser. É possível definir espessura, categoria (com serifa, sem serifa, manuscrita etc.) e muito mais. Quando você terminar de montar sua coleção, clique no botão “Download” (representado por uma seta para baixo), e, na janela popup que se abre, clique em “Download the font families in your Collection as a .zip file”. As fontes serão baixadas em um ZIP, e, dentro delas, você encontrará os arquivos TrueType.

Quais são os seus sites prediletos para baixar fontes? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.