Seek Thermal transforma o seu smartphone em uma câmera térmica

1 min de leitura
Imagem de: Seek Thermal transforma o seu smartphone em uma câmera térmica

É bastante comum vermos em filmes e seriados alguns agentes e policiais usarem aquelas câmeras térmicas que conseguem identificar fontes de calor. Esse tipo de equipamento é bastante útil por conseguir captar detalhes que um equipamento comum não consegue. Agora, já imaginou ter essa funcionalidade diretamente em seu smartphone?

O Seek Thermal é um acessório para celular que faz exatamente isso: transforma o seu dispositivo em uma câmera térmica. “Veja o invisível” é o slogan do produto que preconiza que as pessoas podem começar a ver muito mais detalhes com a ajuda deste pequeno equipamento.

Uma de suas principais vantagens, além de oferecer aquela visão digna do Predador, é a facilidade de utilização: basta apenas conectar na entrada mini-USB (ou Lightning , no caso de alguns produtos da Apple), ligar o aplicativo e pronto. Isso é o suficiente para você começar a ver o mundo com outros “olhos”.

O produto é bem compacto, mas nem por isso não é poderoso. Desenvolvido em conjunto com a empresa de Raytheon, especializada em equipamentos militares e aeroespaciais, o Seek Thermal possui um chip capaz de detectar 32 mil pontos de calor em uma imagem e produzir uma imagem com resolução de 206x156 pixels.

Aplicações

Aqueles que não se empolgaram tanto com a ideia podem estar se perguntando: mas qual é a aplicação para isso? Na loja do produto há menção às seguintes utilizações: segurança, identificações de perdas de calor, manutenção, cozinhar, medições e utilização em diversas situações no ambiente externo.

É possível, por exemplo, identificar o local de vazamento da encanação que fica atrás da parede. Também podemos encontrar facilmente o nosso animal perdido no meio da escuridão. Uma situação parecida é a aplicação para segurança, possibilitando identificar pessoas que estejam se esgueirando no meio das sombras.

O preço oficial do produto é US$ 199 (aproximadamente R$ 480) e está disponível para alguns aparelhos com Android e iOS. No entanto, infelizmente esse produto não está disponível em nosso país, sendo enviado apenas para residentes dos Estados Unidos e Canadá.

Não há informações quanto ao aplicativo que deve ser utilizado junto ao Seek Thermal, mas ele deve estar disponível apenas para os compradores do produto. A companhia pretende lançar uma versão de testes para os desenvolvedores, portanto, há a esperança de que essa ideia seja difundida entre outras empresas.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.