Há 20 anos, o PC já derrotava o ser humano no xadrez

1 min de leitura
Imagem de: Há 20 anos, o PC já derrotava o ser humano no xadrez

Hoje, já sabemos tudo que um computador pode fazer. Sabemos os milhões de cálculos por segundo que são possíveis e até temos medo — ok, nem todos nós — do que eles podem se tornar no futuro com a inteligência artificial. Por isso, dificilmente ficamos impressionados. Mas, há 20 anos, aconteceu a primeira "derrota" da humanidade perante aos PCs: uma partida de xadrez.

Exatamente no dia 10 de fevereiro de 1996, dentro de um centro de convenções na Filadélfia (EUA), aconteceu uma partida de xadrez entre Garry Kasparov, um jogador soviético campeão mundial e bem agressiva no estilo, contra Deep Blue, um PC alto e pesado que foi desenvolvido por cientistas da IBM.

Antes da partida, um Grande Mestre norte-americano, Maurice Ashley, havia dito que "não havia qualquer maneira de aquela caixa fina derrotar o atual campeão mundial".  Kasparov também tinha esse pensamento. Acontece que o jogo virou, o mundo deu uma volta e o Deep Blue venceu a primeira partida. Dessa maneira, ele se tornou o primeiro computador a ganhar de um jogador humano de xadrez.

Em 1997, outro embate aconteceu. Foram seis partidas: 2 vitórias para Deep Blue, 3 empates e 1 vitória para Kasparov.

Se você ficou interessado pela história, o documentário "The Man vs The Machine", lançado em 2014, explica mais sobre tudo o que aconteceu na época.

Você tem medo da inteligência artificial? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.