Google facilita a implementação da IA Gemini em aplicativos Android

1 min de leitura
Imagem de: Google facilita a implementação da IA Gemini em aplicativos Android
Imagem: Google/Reprodução

O Google apresentou novas formas para desenvolvedores implementarem o Gemini Pro em seus apps nesta quarta-feira (13). O modelo de inteligência artificial (IA) apresentado recentemente pode ser acessado num novo kit de desenvolvimento de software, o Google AI Studio.

O Google AI Studio é um ambiente de desenvolvimento para rápida implementação do modelo Gemini Pro. Nele, você pode adicionar prompts, criar chaves de API e desenvolver apps baseados em IA.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O Google AI Studio gera o trecho de código necessário para implementar o Gemini no aplicativo.O Google AI Studio gera o trecho de código necessário para implementar o Gemini no aplicativo.Fonte:  Google/Divulgação 

A inteligência artificial do Google ajuda na própria implementação no seu aplicativo. Basta o desenvolvedor inserir o que precisa da IA num prompt e receber um trecho de código pronto para adicionar ao programa.

Novo projeto base no Android Studio

Outra adição que visa facilitar a implementação do Gemini está no Android Studio. Na prévia mais recente da IDE, o desenvolvedor pode escolher um novo modelo de projeto que já conta com a API do Gemini integrada.

Há um novo template de projeto no Android Studio que já conta com a estrutura da API Gemini.Há um novo template de projeto no Android Studio que já conta com a estrutura da API Gemini.Fonte:  Google/Divulgação 

Assim como os outros modelos, o projeto base com API Gemini está disponível em Arquivo > Novo > Novo projeto dentro do Android Studio. Segundo o Google, após escolher o formato, o usuário precisa gerar uma chave de API no Google AI Studio.

Apps com IA mais fáceis de desenvolver

Para o público geral, as novidades não são tão relevantes, mas os efeitos delas devem ser evidentes nos próximos meses. Agora que desenvolvedores podem implementar o Gemini com facilidade, mais aplicativos com ferramentas baseadas em IA devem aparecer por aí.

Assim, o modelo multimodal do Google pode ser explorado ao máximo e, diferente do Gemini Nano, não é necessário ter um celular topo de linha para aproveitar as funcionalidades.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.