Android mais seguro e cheio de novidades: o que chega ao SO

2 min de leitura
Imagem de: Android mais seguro e cheio de novidades: o que chega ao SO
Imagem: Reprodução

Nesta terça-feira (23), a Google divulgou um material no qual ressalta a chegada de diversos aprimoramentos a seu sistema operacional para dispositivos móveis, o Android, que, de acordo com a companhia está mais seguro e intuitivo para todos os públicos que o utilizam. No total, seis diferenciais da plataforma ganharam destaque.

Um deles é o Password Checkup, ferramenta presente nos dispositivos com Android 9 ou superior. Por meio dela, é possível descobrir se as senhas salvas em uma conta Google foram expostas em algum momento.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Verificação de senhas é destacada pela Google.Verificação de senhas é destacada pela Google.Fonte:  Reprodução 

Segundo a empresa, o SO, além de facilitar o acesso aos serviços em que as credenciais são registradas com preenchimento automático, as verifica em uma lista de informações comprometidas. Em caso de problemas, emite um alerta e orienta como o usuário pode alterar os dados.

Outro novo recurso é o envio agendado de mensagens de texto, que começa a aparecer em telefones com Android 7 ou mais recente. "Basta escrever sua mensagem como faria normalmente e, depois, pressionar e segurar o botão enviar para selecionar uma data e hora para entregá-la", explica a Google.

"Mensalmente, mais de meio bilhão de pessoas em todo o mundo contam com o app Mensagens para se conectarem de forma contínua e segura com família, amigos e outros", complementa.

O TalkBack não ficou de fora, indicado "àqueles que são cegos ou têm problemas para ver telas." Em sua última versão, traz "gestos mais intuitivos, um menu unificado, um novo menu de controle de leitura e muito mais", resultado de uma estreita colaboração das comunidades de deficientes visuais com as equipes que o desenvolveram.

Modo escuro no Google Maps em breve para todos.Modo escuro no Google Maps em breve para todos.Fonte:  Reprodução 

Conveniência e personalização

Além das novidades já citadas, modificações no Google Assistente o tornaram mais responsivo mesmo quando o smartphone está bloqueado ou "do outro lado da sala", defende a companhia, bastando que o usuário diga  "Ok, Google, defina um alarme" ou "Ok, Google, toque música pop no Spotify" para tudo ocorrer conforme o esperado, exemplifica.

No campo dos automóveis, personalização e diversão são garantidas pelo Android Auto, com papéis de parede exclusivos e jogos ativados por voz, ideais para viagens mais longas. Atalhos inéditos na tela de inicialização, por sua vez, fornecem "acesso conveniente aos seus contatos e até permitem que você use o Assistente para concluir tarefas", diz a empresa, citando ajuste remoto de termostato "com um simples toque no ícone na tela do carro."

Divisão de telas maiores em Google Maps e controles de mídia, assim como definição de privacidade, fazem parte do pacote, disponível nos próximos dias para Android 6 ou superior conectado a carros compatíveis.

Android Auto oferece facilidades a motoristas e passageiros, diz empresa.Android Auto oferece facilidades a motoristas e passageiros, diz empresa.Fonte:  Reprodução 

Por fim, falando de Google Maps, em breve, todos poderão aderir ao tema escuro do aplicativo, e a companhia convida usuários que queiram evitar fadiga ocular a se juntarem ao "lado sombrio da força."

Acessá-lo será simples, já que constará nas configurações da solução, assim como alternar entre as aparências desejadas, especifica a Google.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.